Confira as tendências no setor de beleza na América Latina. A nova economia da beleza na América Latina está crescendo por meio de criadores de conteúdo e campanhas em que os corpos são mostrados de forma mais natural, imperfeita, com valores inclusivos e, acima de tudo, quando uma autenticidade sincera é mostrada para se conectar com os consumidores.
Por meio de um webinar intitulado “Decifrando o setor de beleza na América Latina”, Germán Romero, diretor de negócios e especialista em beleza da another, a maior agência de comunicações estratégicas da América Latina, confirmou que o setor de beleza na região está experimentando um crescimento significativo.
Os cuidados pessoais na América Latina estão em constante evolução e têm um impacto significativo em um público cada vez mais diversificado. Esse setor é essencial para a saúde humana, o que o torna um investimento automático para as pessoas.
Contexto de beleza e cuidados pessoais na América Latina
O Diretor de Negócios da another indicou que esse segmento é um dos principais impulsionadores do desenvolvimento econômico na América Latina. De pequenas empresas iniciantes a marcas internacionais, este mercado abrange todos os cantos da região. De acordo com o Euromonitor, em 2022, o setor de beleza terá um crescimento de mercado de 3,7%, aumentando de 9,1 bilhões para 9,4 bilhões de dólares em comparação com o ano anterior. Apesar da pandemia, a categoria de cuidados com a pele manteve um forte desempenho em 2020 e 2021. Espera-se um aumento na preferência por produtos premium, dermocosméticos e com ingredientes naturais, de acordo com as tendências do consumidor.
Ele explicou ainda que as categorias de cuidados com a pele, cuidados com os cabelos, cores cosméticas, fragrâncias e cuidados bucais são as categorias de maior valor e interesse na região. Confira as tendências no setor de beleza na América Latina.
7 tendências que adotam a imperfeição, a inclusão e a autenticidade
Durante o webinar, Romero compartilhou – com base na pesquisa da WGSN – as sete tendências que adotam principalmente a imperfeição, os valores inclusivos e a autenticidade no design de um mercado fragmentado:
- Age-Agnostic: todos os padrões de beleza pré-estabelecidos serão desafiados, porque os consumidores estão procurando produtos que aceitem o processo de envelhecimento e os acompanhem em seu processo de “envelhecer bem” em vez de parecerem mais jovens. Em vez disso, os consumidores estão procurando produtos que celebrem a passagem do tempo e ofereçam soluções que se adaptem às necessidades de mudança da pele.
- Bem-estar que inclui o sexo: o bem-estar sexual está sendo redefinido aqui, com menos tabus, promovendo a diversidade e a inclusão de produtos relacionados ao prazer.
- Cuidados com a pele em primeiros socorros: os clientes se conscientizaram de que a pele muda constantemente devido a fatores como emoções, hormônios e estilo de vida. Consequentemente, eles estão procurando produtos que sejam adaptados às necessidades da pele.
- Médico em um produto: gradualmente, os profissionais do setor se tornarão mais ativos na promoção dos cuidados com a pele. Os consumidores estão procurando marcas fundadas por profissionais do setor de beleza em vez de confiarem em celebridades e especialistas em mídia social.
- Don’t (Re)Touch Me: os consumidores estão adotando e preferindo a autenticidade e a individualidade, e por isso começam a rejeitar os padrões de beleza promovidos pelos filtros das mídias sociais.
- Educar a Geração Alfa: com a Geração Alfa entrando na adolescência, espera-se que eles exijam produtos de beleza limpos, seguros e sustentáveis.
- Recuperação de rituais de beleza: essa tendência busca se reconectar com as práticas tradicionais, reconhecendo sua origem e contribuindo para o fortalecimento da comunidade e da cultura.
Germán Romero destacou no webinar que, no contexto do setor de beleza na América Latina, uma abordagem planejada e eficaz é essencial para atingir objetivos efetivos de marca e vendas. Essa estratégia envolve a identificação de metas claras, a alocação de recursos adequados e a implementação de ações coordenadas para alcançar os resultados desejados. “É importante observar que uma estratégia bem-sucedida não se concentra apenas no curto prazo, mas também considera a perspectiva de longo prazo, adaptando-se a mudanças e desafios em constante evolução.”
O setor de beleza na América Latina enfrenta um futuro empolgante, e aqueles que seguirem uma abordagem planejada estarão mais bem preparados para prosperar nesse mercado dinâmico.