quarta-feira, 8 maio, 2024
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Instrumentos amazônicos inspiram criação de game musical

Em

O The Roots VR é um projeto idealizado pelo músico, produtor e arranjador César Lima, que foi contemplado pelo Edital Prêmio Feliciano Lana, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) via Lei Aldir Blanc, que consiste em uma biblioteca de instrumentos Amazônicos inspirados nas festas,tradições e manifestações culturais típicas da região norte. O principal objetivo do projeto é compartilhar com cada usuário conhecimentos sobre a origem e a confecção de instrumentos, e ainda proporcionar uma experiência virtual imersiva única, de exploração dos cenários e sonoridades Amazônicas. O acesso ao game é totalmente gratuito e será disponibilizado, a partir do dia 23 de abril, ás 20h00, através do site: www.therootsvr.com.br com possibilidade de download também nas lojas oficiais de apps em dispostivos que suportem o sistema operacional Android.

INSPIRAÇÃO

“O primeiro insight do The Roots veio em 2018 através de um convite para produzir uma pesquisa,num período intenso de seis meses, sobre instrumentos musicais Amazônicos. Após a pesquisa entendi a necessidade de trazer para mais próximo do público essas informações sobre nossos instrumentos, pois eu mesmo graduado em Música nunca tinha visto uma variedade de instrumentos tão importantes, ricos e relevantes em seus significados culturais ” Declara, César.

Confira abaixo, a lista de instrumentos que compõem o The Roots:

1- GAMBÁ DE MAUÉS

Instrumento de percussão feito do tronco da árvore da Cupiúba e pele de caça que é tradicionalmente usado pelos ribeirinhos e em  festas dos santos em Maués. 

2- TAMBOR DE CUIA

Instrumento de percussão feito de cuia e tampo de Marupá. Esse instrumento faz parte  dos Bios-instrumentos criados pelo poeta e artesão Celdo Braga. 

3- MAWAKO FËMEA

Instrumento melódico da etnia Desana/Tukano. Usado em festas e rituais ligados a  produtividade e farturas na comunidade.

4- CARRIÇO

Instrumento melódico da etnia Desana /Tukano. Usado em festas e rituais ligados a boas  novas e festas da alegria. 

5- NHAMBE – INAJÁ 

Instrumento percussivo usado como elemento complementar de textura e rítmica por músicos-percussionistas ou como tornozeleira em rituais indígenas.

6- CHUÁ – CHUÁ 

Instrumento de percussão feito com material reciclado e sementes nativas. Esse  instrumento reproduz os sons do oceano e faz parte dos Bios-instrumentos criados pelo percussionista e artesão João Paulo.

7- CUATRO VENEZUELANO 

Instrumento harmônico feito com tampo de marupá, fundo de cuia e cordas de nylon. Instrumento andino com novas adaptações feitas pelo poeta e artesão Celdo Braga. 

8- CHARANGO 

Instrumento harmônico tradicionalmente feito com pinho, cedro, naranjillo e cordas duplas de aço. Encontrado com frequência na América central e tradicionalmente inserido no Boi bumbá de Parintins.

COMO JOGAR?

PASSO 1

Ao acessar o aplicativo, o usuário é direcionado a escolher um cenário amazônico no período do DIA ou da NOITE. 

PASSO 2 

Após a escolha, aparecerá a opção de de kits de instrumentos disponíveis, e aí então será possível optar pelos KITs que estarão divididos em: 

  • KIT 1 (CHARANGO/ GAMBÁ DE MAUÉS / NHAMBÉS / MAWAKO FÊMEA)

  • KIT 2 (CUATRO VENEZUELANO/ TAMBOR DE CUIA / CHUÁ-CHUÁ / CARRIÇO)

PASSO 3

Após a conclusão das etapas anteriores, basta interagir com os instrumentos na sala escolhida.

Segundo o idealizador do projeto, o músico César Lima, o gameplay consiste em dois kits com quatro instrumentos, cada um deles com elementos importantes como harmônicos, melódicos, textura e ritmo. 

ACESSIBILIDADE

A acessibilidade também é um dos pontos importantes do projeto que contempla uma intérprete de libras e audiodescrição como forma de respeito à diversidade e à inclusão social.

“Por um breve tempo estive lecionando aulas de violão para deficiente visual. A capacidade de desenvolvimento e habilidades são impressionantes, então adicionar essas possibilidades de LIBRAS e AUDIODESCRIÇÃO ao nosso projeto, demonstra que podemos sim, estabelecer uma conexão com a classe, fazer melhorias e mostrar que são importantes em mesmas proporções na sociedade”.

LANÇAMENTO DO PROJETO

O lançamento oficial está marcado para o dia 23 de Abril, às 20h através das redes sociais oficiais do projeto e também pelo site www.therootsvr.com.br 

PÓS LANÇAMENTO

“O The Roots VR é o start sobre novas possibilidades para músicos, pesquisadores, professores e sim, dentro de nossas possibilidades esperamos conseguir novas aprovações em breve mostrando mais ainda o potencial da nossa cultura”. Declara o idealizador do projeto, César Lima.

EQUIPE 

César Lima (Diretor Geral e Sound Designer); Raphael Moraes (Modelador 3D);Mikael Quites (Concept Art); Ivo Stinghen (Unity Developer); Duda Castro (Intérprete de Libras); Karlus Marcathu (Web Designer e Gerenciador de Mídias); César Edgar (Pintura digital Web) e Wanessa Leal (Assessoria de Comunicação e Imprensa.

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