quarta-feira, 17 abril, 2024
quarta-feira, 17 abril, 2024

Investimentos da prefeitura nas escolas refletem as transformações positivas na educação da capital

Em

Com 334 escolas revitalizadas nesta gestão, sendo 63 somente no ano passado, a educação municipal vem passando por transformações que têm impactado positivamente a vida dos estudantes e dos profissionais da educação. Resultados positivos que se somam as mais de 97 mil bolsas de estudos disponibilizadas à população pelos programas socioeducacionais da Prefeitura de Manaus e 4 mil vagas para qualificação e capacitação profissional somente no ano de 2023.

“É bom ser prefeito da cidade onde se paga um dos três melhores salários para a educação. E a educação está mudando significativamente. Quando assumimos, em 2021, tínhamos 5.104 vagas em creches e, até este primeiro semestre, passaremos para 10.208 vagas. Estamos dobrando o número de vagas em creches e ampliando esse atendimento para crianças de 1 a 3 anos. Quero poder ser o prefeito desta cidade que, ao final do mandato, tenha a melhor educação básica do Brasil”, destacou o prefeito David Almeida, ao abrir os trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta terça-feira, 6/2.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem priorizado, além das grandes obras e reformas, ações integradas, ampliação de vagas na educação infantil, programas e projetos para a acessibilidade e a inclusão social, assim como a valorização do corpo escolar. Vale destacar que a reposição salarial dos profissionais ultrapassou os 30% nesses três anos de gestão, bem como o programa Educa + Manaus, envolvendo estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, tem elevado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede de ensino de Manaus, já sendo referência para o país na preparação para o exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Para o prefeito, também é motivo de alegria que a gestão tenha ajudado mais de 17 mil estudantes, do 3º ao 9° ano do ensino fundamental, no processo de alfabetização, por intermédio da ação Alfabetiza Manaus. E de forma padronizada e regionalizada, a merenda escolar vem sendo garantida e ampliada as mais de 500 escolas da rede, totalizando 2,2 mil toneladas de alimentos distribuídos anualmente aos estudantes, vindos da agricultura familiar – benefício direto para mais de 2 mil pessoas que atuam nessa produção.

Dentre as metas para este ano, a Semed pretende ampliar o atendimento à rede municipal de ensino, com a oferta de 4,8 mil vagas; construir 40 salas de aula nas 20 creches municipais; implementar o sistema de automação na gestão escolar; fazer a progressão de 1,5 mil profissionais da educação, além de construir em alvenaria as escolas municipais da zona rural que ainda são de madeira.

Inclusão socioeducacional

A Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) realizou 116 ações de capacitação, com a oferta de 7,2 mil vagas ao longo de 2023, entre cursos, palestras, minicursos e seminários. Além disso, disponibilizou mais de 30 mil vagas pelo programa Bolsa Universidade; 35,7 mil pelo programa Pós-Graduação, e 32,1 mil pelo Bolsa Idioma, totalizando 97 mil oportunidades de acesso ao ensino superior e em curso de idioma.

Já pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), cerca de 4 mil vagas foram disponibilizadas para qualificação e capacitação profissional, buscando ampliar as possibilidades de acesso e inserção no mercado de trabalho. E ainda capacitou mais de 2 mil permissionários e artesãos da cidade com aulas on-line de inglês, por intermédio do programa “English Manaus”, sobretudo para fortalecer o setor turístico da região. E como meta, irá promover o curso English Manaus em nível 2 e ampliar os cursos de qualificação.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.