segunda-feira, 13 maio, 2024
segunda-feira, 13 maio, 2024

Janeiro Branco e a importância das atividades físicas para uma mente mais tranquila

Em

Maior produtividade na rotina é sinônimo de cuidado com a saúde. A saúde física também tem conexão com a saúde do cérebro. O Personal Trainer Giulliano Esperança explica que nosso cérebro trabalha e se desenvolve como um músculo, se não for estimulado corretamente ele atrofia. A prática de exercícios físicos é um complemento importantíssimo para o desenvolvimento cerebral, diminuindo consideravelmente os níveis de estresse. O estresse desgasta as conexões nervosas que podem levar a ansiedade e até depressão.

As atividades físicas, segundo Giulliano Esperança, expandem nossas áreas cerebrais, promovendo alterações biológicas que aumentam as conexões entre as células neuronais. Isso faz subir os níveis de adrenalina, dopamina, serotonina e endorfina.

Quando os neurocientistas começaram a estudar os efeitos de atividades físicas nas células cerebrais, conseguiram identificar uma melhora nas habilidades cognitivas e na saúde mental, devido a fatores de crescimento neuronais. “O movimento físico é uma forma extremamente efetiva para promover o aumento dos fatores de crescimento neural.” – O personal Giulliano ainda completa – “Saiba que, antes do resultado no físico, as mudanças no seu metabolismo e na sua saúde psicológica serão notáveis.” Questões estéticas podem não ser uma prioridade ou até mesmo você pode não gostar de fazer exercícios, porém, acrescentar alguma atividade física no seu dia a dia pode te proporcionar mais qualidade de vida, bem-estar físico e mental.

O personal trainer Giulliano Esperança apresenta uma sequência com 5 exercícios que todo sedentário pode executar e que vai transformar a sua vida, melhorar consideravelmente o estímulo do seu sistema imunológico. São exercícios que você pode realizar diariamente independentemente do seu grau de condicionamento físico:

1 — Marcha
Em pé, durante 30 segundos, levante alternadamente os joelhos até a altura da cintura, como se estivesse marchando sem sair do lugar. Esse movimento irá ajudar a fortalecer coxas e joelhos.

2 — Crucifixo
Sente em uma cadeira com a coluna ereta, com o abdômen contraído, respiração fluida e abra os braços em formato de cruz com as palmas das mãos abertas para frente na linha dos ombros, dessa forma, feche e abra os braços e repita esse movimento durante 30 segundos. Esse exercício irá desenvolver o fortalecimento dos ombros, o músculo posterior das costas e ajuda a diminuir a postura curvada da coluna.

3 — Agachamento usando a cadeira
Agache para a posição sentada, contraindo os quadris e joelhos e mantendo os calcanhares no chão. Quando for sentar na cadeira, projete o seu quadril para trás. Depois de alcançar essa posição, coloque peso extra no pé de apoio e empurre o chão até que você volte para a posição de pé. Se for preciso, você pode usar o apoio das mãos nas suas coxas. Faça esse movimento entre 10 a 30 segundos.

4 — Extensão de joelhos
Sente na cadeira com a coluna ereta, e estenda seu joelho, um de cada vez, estenda uma perna até a altura do quadril, volte a perna e apoie no chão e em seguida repita o movimento na outra perna, sem encostar o tronco nas costas da cadeira, para assim então poder trabalhar também o abdômen. Repita o movimento entre 10 a 30 segundos. Te ajudará a fortalecer seus joelhos.

5 — Flexores de joelhos
Esse é um exercício muito importante para a saúde da sua lombar e para a estabilidade dos joelhos. Em pé, apoie suas mãos nas costas da cadeira e flexione seu joelho para trás, volta e troca o lado, mantenha a postura do pé firme. Repita o movimento de 10 a 30 segundos.
“Que o janeiro branco sirva para conscientizar as pessoas que um corpo saudável ajuda a manter uma mente equilibrada”, salienta Giulliano Esperança

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.