quarta-feira, 17 abril, 2024
quarta-feira, 17 abril, 2024

Japão alcança novo recorde de pessoas centenárias

Em

O Japão atinge novamente um marco histórico no número de pessoas com mais de 80 anos, registrando pela primeira vez que 10% da sua população pertence a essa faixa etária. Além disso, o país quebrou mais uma vez o recorde de centenários, com mais de 92 mil indivíduos que alcançaram essa idade notável, de acordo com informações recentemente divulgadas pelo governo japonês no Dia do Respeito pelos Idosos, em 18 de setembro.

No dia 15 de setembro, aproximadamente 12,69 milhões de habitantes do país celebraram seus 80 anos ou mais, o que corresponde pela primeira vez a um décimo do total da população, segundo as estimativas governamentais.

Outros dados revelam que cerca de 36,23 milhões de japoneses têm 65 anos ou mais, representando 29,1% da população total, um aumento de 0,1% em comparação com o ano anterior, de acordo com informações divulgadas no feriado que ocorre na terceira segunda-feira de setembro.

As projeções do Instituto de Investigação sobre a População e a Segurança Social do Japão sugerem que, até 2040, as pessoas com mais de 65 anos representarão 34,8% da população japonesa.

Além disso, o Japão estabeleceu um novo recorde de centenários, totalizando aproximadamente 92.139, com 88,5% deles sendo mulheres, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Segurança Social do país asiático.

Esse é o 53º aumento anual consecutivo, confirmando a tendência de rápido envelhecimento da população, com uma proporção de 73,74 centenários a cada 100 mil habitantes.

A pessoa mais longeva do Japão, uma mulher chamada Fusa Tatsumi, tem 116 anos e reside na província de Osaka, no oeste do país.

Quando os registros começaram em 1963, o Japão tinha apenas 153 centenários. Esse número ultrapassou mil em 1981 e 10 mil em 1998, um aumento na longevidade atribuído principalmente ao desenvolvimento de tecnologias e avanços nos tratamentos médicos, de acordo com especialistas.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.