sexta-feira, 10 maio, 2024
sexta-feira, 10 maio, 2024

Jogos de música e esportes são os mais baixados entre os brasileiros

Em

Os jogos mobile já se tornaram uma parte do dia a dia dos brasileiros e essa é uma tendência que vem crescendo até mesmo no pós-pandemia. Com a chegada do Dia Internacional do Gamer (29), a Adjust, plataforma de analytics de marketing mobile, revelou dados exclusivos que mostram que a instalação de aplicativos de games aumentou 24% no primeiro semestre de 2022, em comparação ao primeiro semestre de 2020, indicando que os usuários adotaram de vez essa forma de entretenimento.

Os brasileiros também passaram a juntar suas paixões quando o assunto envolve os games. Os jogos de música tiveram o maior crescimento de instalação no primeiro semestre de 2022, com aumento de 185% no número de downloads e de 109% das sessões, ou seja, o número de vezes que acessaram, neste primeiro semestre. Já os jogos de esportes também estiveram entre os preferidos, com destaque para os de corrida que atraíram a atenção dos usuários por mais vezes e garantiram o crescimento de 156% das sessões.

Os games de palavra, como cruzadinhas e caça-palavras, também se tornaram uma das principais opções de lazer para quem quer se distrair no celular, com alta de 94% no número de downloads. Esta é uma tendência que foi observada não só no Brasil, como também em outros países da América Latina. No México, por exemplo, as instalações de jogos de música cresceram em 477%, os jogos de caça-palavras em 111% e os de corrida em 108%, mostrando que as temáticas estão envolvendo cada vez mais os usuários da região.

Outro dado que chama a atenção é que janeiro de 2022 foi o mês com o maior número de instalações de aplicativos já registradas nos últimos dois anos, sendo um dos possíveis motivos para isso a época de férias escolares. Esse crescimento notável no número de instalações de aplicativos demonstra que, mesmo com a volta de opções de lazer em espaços físicos, os usuários não deixaram seus jogos preferidos de lado.

Um exemplo disso foi o jogo Garena Free Fire, que teve o Brasil como o segundo país com o maior número de downloads, aproximadamente 12% do total, enquanto a Índia lidera o ranking com 25,5%. No primeiro mês do ano, este foi o jogo mais baixado em todo o mundo, com 24 milhões de instalações.

A pesquisa da Adjust também indica que os jogadores baixaram 13% a mais de jogos em janeiro de 2022 do que em 2021 e o Brasil foi classificado como o terceiro maior mercado (atrás apenas da Índia e dos EUA), com 8,2% do total de instalações em todo o mundo. E as sessões nos aplicativos foram 15% superiores à média de todo o primeiro semestre de 2022.

Quando se trata dos tipos de jogos, em termos de share no mercado, os hipercasuais se tornaram os preferidos dos usuários, sendo opções simples de distração e sem níveis de dificuldade complexos, ao atrair, principalmente, pessoas que nunca jogaram antes. A categoria conta com 34% do total de instalações de jogos no Brasil, ficando à frente de jogos de ação (12%), quebra-cabeça (10%), simulação (10%) e casual (9%).

Outra opção que também não poderia faltar é o RPG. Sucesso nos anos 80, a categoria voltou a estar em alta, contando possivelmente com a influência trazida pela série Stranger Things. Nestes jogos, os usuários interpretam personagens e vão dando sequência a uma narrativa para atingir objetivos. Nas versões mobile, os jogadores costumam ficar por cerca de 46 minutos dentro dos aplicativos.

O Brasil é o sexto país do mundo com maior a média diária de tempo de jogo, sendo que 83% das pessoas consideram o smartphone como a melhor opção de dispositivo para jogar. Mais do que apontar o comportamento dos jogadores, os dados da pesquisa da Adjust mostram as principais tendências de mercado para o setor de games, que segue em crescimento exponencial e, cada vez mais, se consolida no Brasil.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.