quarta-feira, 17 abril, 2024
quarta-feira, 17 abril, 2024

Levantamento da Abrasel indica que o Carnaval 2024 foi um dos melhores da história para bares e restaurantes

Em

O resultado do Carnaval para os bares e restaurantes superou as expectativas, segundo levantamento preliminar da Abrasel. Em cidades como Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, o setor faturou 15% a mais que em 2023. Fatores como as altas temperaturas e a grande movimentação de foliões nos quatro dias de festa, contribuíram para o crescimento.

Já nas capitais nordestinas, como Natal, no Rio Grande do Norte e São Luís, no Maranhão, o setor comemorou o aumento expressivo de 20% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dias de Carnaval movimentaram o setor de bares e restaurantes em Maceió, capital de Alagoas. Os estabelecimentos da cidade registraram aumento de 13% no faturamento. Os empreendedores ainda perceberam o feriado com positividade: para 56%, o feriado foi “muito bom” ou “bom” para os negócios.

A capital pernambucana, Recife, viu seu faturamento crescer ainda mais, registrando um aumento de 30%. Além disso, em algumas áreas específicas da Região Metropolitana de Recife, a alta chegou a 50%, refletindo uma movimentação intensa em determinadas localidades da região.

Mesmo nas regiões onde não há festas tradicionais de Carnaval e que normalmente se tornam refúgio para quem quer fugir da folia, o cenário foi positivo para muitos estabelecimentos. Alguns bares e restaurantes em Curitiba (Paraná), que se prepararam especificamente para receber os consumidores durante o feriado, chegaram a registrar alta de até 20% na movimentação, em comparação ao mesmo período do ano passado; já em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), alguns estabelecimentos chegaram a registrar aumento de até 10% no faturamento.

“A organização e o planejamento dos eventos, tanto por parte dos governos estaduais quanto municipais, e o investimento em segurança, foram primordiais para atrair os foliões para as ruas, movimentando ainda mais o nosso setor. Essas ações fazem a diferença porque estimulam as pessoas a circularem e, consequentemente, consumirem mais nos bares e restaurantes”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Queda no faturamento

Em Fortaleza, capital do Ceará, houve uma queda de 30% no faturamento, em virtude das fortes chuvas que afetaram a cidade durante o Carnaval. Fora da rota de Carnaval, a maioria dos estabelecimentos em Florianópolis (Santa Catarina), também registraram faturamento menor que o mesmo período em 2023.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.