segunda-feira, 20 maio, 2024
segunda-feira, 20 maio, 2024

Local Casa de Praia e Mirante da Ilha são apostas do turismo para Manaus

Em

O turismo no Amazonas, assim como em todos os outros destinos mundiais, enfrenta um momento desafiador da pós-pandemia. Isso não impede, contudo, que o Estado se planeje e trabalhe para que aconteça a retomada desse setor tão importante na economia local. Pensando nisso, a redação do PORTAL W&G elaborou uma série destacando as novidades, os projetos futuros e o que o Estado reserva de melhor para seus turistas e habitantes. Ao longo das próximas semanas iremos publicar, sempre às sextas-feiras, entrevistas com grandes nomes do Amazonas que são especialistas quando o assunto é turismo.

Nesta segunda parte da entrevista (confira aqui a primeira parte), o titular da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira*, fala sobre os projetos ‘Mais Manaus’ e ‘Nosso Centro’ e como o Mirante da Ilha e o Local Casa de Praia prometem trazer diversão e entretenimento para turistas e manauaras de todas as idades. Confira:

Como está o processo de reconversão do antigo Local Casa de Praia? O que podemos esperar desse novo espaço?

A Prefeitura de Manaus trabalha para fazer a reconversão urbana, criando um ambiente multigeracional para todas as idades no antigo Local Casa de Praia. Equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) estão desenvolvendo o projeto e um dos pontos altos da reconversão, além do aproveitamento da biofilia, do contato com a natureza e o rio, será a acessibilidade universal.

Teremos uma central de artesanato, área de duty free, praça de alimentação, espaço para shows, playground, restaurante, áreas para exposições artísticas, ambientes abertos e fechados, áreas de convivência, passarela, mirante, quiosques e ações, com estrutura para receber shows intimistas. A proposta faz parte do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida, na segunda quinzena de junho.

O antigo Local Casa de Praia terá gestão futura da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), que vai trabalhar, em parceria com a Manauscult para ter uma grade fixa com artistas locais apresentando os valores da nossa terra. Com os recursos disponíveis, a previsão é de entregar a obra em até 9 meses, no início de 2022.

Diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira

Uma novidade que chamou muita atenção foi o Mirante da Ilha. O que você pode nos adiantar sobre?

O Mirante da Ilha faz parte do Projeto “Nosso Centro”, que está dentro do plano de crescimento econômico e social “Mais Manaus”. Será a primeira grande área vertical de contemplação do rio Negro, com entretenimento, lazer e negócios e contará com painéis gigantes de grafite. A edificação fica na avenida 7 de Setembro, Centro Histórico, na ilha de São Vicente, e será completamente revitalizada e terá reconversão de uso pela Prefeitura de Manaus, com projeto arquitetônico do Implurb.

O edifício Mirante da Ilha vai ocupar o antigo prédio da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), incluindo uma marina, varandas, praça de alimentação coberta, decks e uma bela cobertura sinuosa que remete a um banzeiro. O planejamento prevê o resgate dos elementos originais da pavimentação das calçadas e das ruas; instalação de mobiliários urbanos e arborização das vias; implementação de acessibilidade nas esquinas e logradouros; melhoria da iluminação ambiente e cênica no prédio.

No que consiste o programa “Nosso Centro”?

O programa “Nosso Centro” é um dos mais importantes projetos dentro do plano de crescimento econômico e social lançado pelo prefeito David Almeida, o “Mais Manaus”. O Centro Histórico de Manaus, é o local onde a nossa cidade nasceu, e a Prefeitura busca o melhor aproveitamento da região central, lugar que guarda valorosa riqueza cultural e patrimonial. O programa “Nosso Centro” visa ao resgate econômico da área, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação. São três eixos de atuação: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História”.

A Prefeitura de Manaus tem um plano com 38 ações programadas para os próximos quatro anos de gestão. Nos próximos dois anos, Manaus se transformará em um imenso canteiro de obras, com investimentos superiores a R$ 1,2 bilhão dentro do programa “Mais Manaus”.

Nas 38 ações de revitalização para o “Nosso Centro” estão programadas intervenções como a primeira grande área vertical de entretenimento, lazer, contemplação e negócios às margens do rio Negro, no início da avenida Sete de Setembro, Centro, na Ilha de São Vicente, a ser construído pela Prefeitura de Manaus, que será o Parque Mirante da Ilha.

*Alonso Oliveira é manauara, bacharel em Direito pela antiga Universidade do Amazonas (UA, hoje Ufam). Advogado trabalhista há mais de 30 anos, o atual diretor-presidente da Manauscult atuou como vereador da cidade de Manaus por dois mandatos, em 2013-2016 e 2019-2020. Além de militante do direito previdenciário, Alonso tem como bandeira de luta questões sociais e de assistência, tendo uma significativa atuação nas comunidades de Manaus.

 

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.