sábado, 20 abril, 2024
sábado, 20 abril, 2024

Luiz Felipe Pondé reflete a essência da humanidade em novo livro

Em

Será possível aos homens se aperfeiçoarem, de fato, com o passar do tempo e com as experiências adquiridas? Em Diálogos sobre a natureza humana, o renomado filósofo e professor Luiz Felipe Pondé traz uma discussão complexa e, para alguns, talvez um tanto polêmica, ao colocar em xeque a ideia da natureza perfeita e imperfeita do ser humano.

Ao revisitar de maneira aprofundada o tema – anteriormente abordado por ele no livro O homem insuficiente –, o autor entrega conceitos importantes aplicados às vivências contemporâneas.

Mas o que são os conceitos de perfectibilidade e imperfectibilidade? Para pensadores como Jean-Jacques Rousseau, com os quais Pondé dialoga na obra, a perfectibilidade é a capacidade do ser humano de evoluir, não no sentido darwinista, mas de melhorar a sociedade por meio do desenvolvimento moral e intelectual do indivíduo.

Por outro lado, a imperfectibilidade, presente em muitas tradições religiosas, sugere que a humanidade é inerentemente imperfeita. O filósofo aprofunda o debate entre esses dois pensamentos distintos, desde a Grécia Antiga, passando pelo Cristianismo até o Iluminismo.

O grande trunfo da defesa da perfectibilidade é achar
que só há esperança se há perfectibilidade,
e aí a esperança fica hipotecada, o tempo todo,
ao otimismo como estrutura do mundo –
o que é, evidentemente, falso.

(Diálogos sobre a natureza humana, p. 225)

A leitura de Diálogos sobre a natureza humana ajuda a entender o cenário mundial, cercado por guerras, disputas territoriais, colapso do meio ambiente, declínio das economias e avanço do fanatismo. Com uma abordagem filosófica, Luiz Felipe Pondé lança sua reflexão crítica sobre o comportamento humano sob a ótica da perfectibilidade para, em seguida, colocá-la ao agudo exame da dúvida.

Ficha Técnica:
Título: Diálogos sobre a natureza humana – Perfectibilidade e imperfectibilidade
Autor: Luiz Felipe Pondé
Editora/selo:nVersos
ISBN: 978-65-87638-93-5
Formato: 14 x 21 cm
Páginas:256
Preço: R$ 59,90
Preço e-book: R$ 42,90

Links de venda do livronVersos Editora | Amazon | Amazon E-book

Sobre o autor: Luiz Felipe Pondé, renomado filósofo e escritor brasileiro, nascido em Recife – PE, é também palestrante, colunista da Folha de S. Paulo, diretor do laboratório de política, comportamento e mídia da PUC-SP e apresentador do programa Linhas Cruzadas, transmitido pela TV Cultura. É autor dos livros “Contra um Mundo Melhor”, “Marketing Existencial”, “Do Pensamento no Deserto”, “Guia politicamente incorreto da filosofia”, “Conhecimento na Desgraça”, “O Homem Insuficiente”, “Crítica e Profecia”, entre outros.

Redes Sociais: Instagram | YouTube | Twitter 

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.