terça-feira, 14 maio, 2024
terça-feira, 14 maio, 2024

Maior festival de ópera da América Latina chega à plataforma #CulturaEmCasa

Em

Na esteira das comemorações do aniversário de três anos e do fortalecimento de parcerias e intercâmbio cultural com outros estados, a plataforma #CulturaEmCasa transmite em maio a 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO), o maior do gênero da América Latina. Essa é a primeira vez que o FAO passa a ser transmitido ao vivo para além das redes sociais do governo do Amazonas. “Anna Bolena” de Gaetano Donizetti inaugura a série, em 5 de maio. A plataforma #CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo e pode ser acessada também por aplicativo, disponível no Google Play e Apple Store.

De acordo com Nina Dutra, coordenadora de Difusão Digital da Amigos da Arte, gestora da plataforma #CulturaEmCasa, a iniciativa reforça o plano para 2023. “Chegamos ao sul com parcerias com Curitiba e Rio Grande do Sul, ao nordeste com o Ceará e ao sudeste com o Espírito Santo, recebemos com muita expectativa agora o Amazonas, primeiro estado do norte do país ao qual nos unimos, e justamente para apresentação desse festival tão singular e importante para a nossa cultura”.

Serão quatro apresentações. Na sequência de “Anna Bolena”, a plataforma transmite direto do Teatro Amazonas “O Contractador dos Diamantes” de Francisco Migonone (7), “Piedade” de João Guilherme Ripper (24/5) e “Peter Grimes” de Benjamin Britten (25).

“A parceria entre o 25° Festival Amazonas de Ópera e a plataforma  #CulturaEmCasa é muito bem-vinda, porque soma em vários aspectos, mas principalmente pela difusão cultural que proporciona, gerando ainda mais visibilidade ao nosso festival, consolidado mundialmente como o maior do gênero da América Latina”, afirmou o secretário de Cultura do Amazonas, Marcos Apolo Muniz. “Certamente, a transmissão ao vivo do 25° Festival Amazonas de Ópera na #CulturaEmCasa vai encantar e emocionar milhares de pessoas, a ferramenta dá andamento ao trabalho de divulgação dos nossos conteúdos e reforça a democratização da cultura do estado”, completa.

A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada em 21 de abril de 2020. Desde então, cerca de 8,3 milhões de pessoas foram impactadas pelos mais de 5 mil conteúdos já foram disponibilizados pela #CulturaEmCAsa, a maior plataforma cultural gratuita da América Latina.

O FAO é uma realização do governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com patrocínio master do Bradesco e apoio cultural do Grupo Atem, além da aprovação na Lei de Incentivo à Cultura.

Parceiros

As produções da #CulturaEmCasa contam atualmente com 14 parceiros, entre governos estaduais – Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Sul – , secretaria de Turismo da capital paulista,  Theatro Municipal de São Paulo, e programas, como o Bando de Teatro de Olodum, o Cine Petra Belas Artes, a Universidade de São Paulo (USP), a Organização das Nações Unidas (ONU), o MIT, os consulados da Índia e da China e o Instituto Brasileiro de Museu (Ibram).

Para 2023, além do Amazonas, o governo da Bahia está na mira da plataforma. No ano passado, foram fechadas parcerias com a Apple, Now, Arte 1, Music Box Brasil e Itaú Cultural Play.

Inúmeros festivais nacionais e internacionais passaram a fazer parte da plataforma também. Entre eles, o Festival de Inverno, Festival de Verão e Festival de Primavera de Campos do Jordão (SP), a  Feira Preta, a Expo Dubai 2022, o FLIV – Festival Literário de Votuporanga, o Cinema Negro em Ação (três edições), a Festa do Imigrante (Memorial da América Latina), o Projeto Espetáculo (Fábricas de Cultura), o Festival do Subúrbio (festival de teatro periférico), os festivais diversos de música do Conservatório de Tatuí, o Mix Brasil, o Festival Mucho, a Mostra Mundo Filmicca, a Mostra de Documentários Indianos.

Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.