quarta-feira, 8 maio, 2024
quarta-feira, 8 maio, 2024

Geração Y impulsiona consumo de alimentos proteicos, diz pesquisa

Em

A Geração Y, conhecida também como Millennials, tem uma grande preocupação com a saúde e impulsiona o mercado de categorias como Hi protein, plant-based e funcionais no Brasil. É o que diz uma pesquisa realizada pela Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países, incluindo o Brasil.

Segundo o estudo da multinacional japonesa, pessoas entre 25 e 40 anos moldaram um conjunto de experiências e comportamentos diferentes, construindo uma percepção de mundo oposta da geração anterior, a “X” (entre 40 e 60 anos). Elas têm como foco o presente e o bem-estar físico e mental, o que influencia diretamente nos hábitos alimentares.

A pesquisa aponta que uma das tendências que os Millennials têm trazido ao mercado são os produtos com alta proteína. Entre os entrevistados, 70% disseram gostar de bebidas mais encorpadas que ajudam na reposição dos músculos, e 54% afirmaram buscar por produtos que ajudam a fornecer energia antes dos exercícios. A prática esportiva também é algo que se tornou cada vez mais importante na rotina da população.

Segundo a Mintel, um dos maiores institutos de pesquisa do mundo, a Geração Y é mais atenta ao consumo e tem o costume de procurar a origem dos produtos, dos ingredientes e as vantagens oferecidas. Os dados mostram que 62% dos consumidores são influenciados na decisão da compra pelos benefícios impressos nas embalagens. No levantamento feito pela Takasago, 69% dos consumidores disseram substituir produtos da alimentação convencional por opções mais saudáveis.

Produtos à base de planta também ganham espaço

Com o advento do vegetarianismo e veganismo, somado à essa tendência pelo saudável e natural, os produtos à base de planta também ganham cada vez mais destaque. Segundo a Takasago, 42% fazem escolha por esses produtos por serem fonte de proteínas e nutrientes, e 47% dos Millennials consideram o sabor um fator importante nesse tipo de produto.

O poder de consumo da Geração Y é algo observado pela indústria, que buscou, nos últimos anos, criar produtos que vão de encontro à busca pelo saudável. A pesquisa aponta que os Millennials correspondem a 34% do total de habitantes do Brasil e representam 50% da população economicamente ativa no país, ou seja, praticamente definem as diretrizes do mercado e fazem o mercado girar.

“É inegável como a Geração Y formou um novo modelo de consumo, incentivando a inovação e o surgimento de novos produtos. Com características bem especificas, eles querem ter um propósito de vida, algo a mais nos produtos, e nós, da Takasago, procuramos estar sempre alinhados às tendências e oferecer o melhor para cada tipo de cliente e consumidor final”, comenta Rafaela Bedone, Gerente de Marketing e Consumer Insights da divisão de aromas da Takasago.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.