quinta-feira, 2 maio, 2024
quinta-feira, 2 maio, 2024

Manaus concorre à certificação de Destino Turístico Inteligente concedido pelo Ministério do Turismo

Em

Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) são uma tendência crescente na indústria do turismo. E a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), que já adotou melhorias relacionadas à implementação de meios digitais e ações de inovação, de sustentabilidade, acessibilidade, entre outras, está concorrendo ao Selo DTI do Ministério do Turismo (MTur). O pedido de credenciamento foi assinado pelo prefeito David Almeida, na tarde de quinta-feira, 11/5.

Dentre os 105 requisitos estabelecidos pelo Ministério do Turismo, a gestão municipal implementou estratégias pontuais de gestão avançada quanto aos recursos destinados, de forma eficiente a ações de qualificação turística da cidade, como explicou o prefeito de Manaus, David Almeida.

“Estamos trabalhando para posicionar a cidade de Manaus como o melhor destino turístico do Norte do país, proporcionando experiências imersivas em torno da cultura, gastronomia, sustentabilidade, patrimônios históricos e equipamentos turísticos como, por exemplo, a casa de praia Zezinho Corrêa e o Museu da Cidade de Manaus, que é dotado de tecnologia e acessibilidade, onde o turista pode desfrutar de vivências integrativas e acessíveis”, disse David Almeida.

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, comentou que a Diretoria de Turismo implementou ações que contemplam os nove eixos do plano tático do Selo DTI. “Planejamos ações voltadas para promoção e divulgação do destino em todo o território brasileiro, e adotamos ferramentas estratégicas para orientar a Política Pública Municipal de Turismo, evitando aplicação de recursos em projetos sem efeito prático no desenvolvimento da atividade turística na cidade”, disse.

No Brasil, o DTI é desenvolvido tendo como foco nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade. As cidades que se dispõem a implantar as diretrizes para tornar os seus destinos mais atrativos, adquirem o selo DTI após 80% dos requisitos cumpridos pelo plano de transformação.

Selo DTI

A Estratégia Destinos Turísticos Inteligente (DTI) é um modelo que surgiu na Espanha em 2012 pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A.M.P. – Segittur.

Considerando as diferenças entre os países, o Brasil realizou uma adaptação para a sua realidade gerando um projeto-piloto intitulado “Modelo DTI Brasil”, que culminou na elaboração e publicação de um referencial técnico, denominado Manual Metodológico Modelo DTI Brasil, baseado em 105 requisitos e nove eixos temáticos, sendo quatro a mais do que os pré-existentes na metodologia espanhola, além de testagem do modelo em dez municípios brasileiros, até o momento únicos destinos certificados pelo Ministério do Turismo como “Destinos Turísticos Inteligentes em Transformação”.

Dos objetivos da Estratégia pode-se destacar a elaboração do diagnóstico geral do destino, o Plano de Transformação e contando com a participação de entes públicos e privados, além do terceiro setor auxiliar os destinos a se organizarem de forma estruturada, gerenciando de maneira inovadora o uso de tecnologias adequadas para facilitar o alcance de parâmetros internacionais em quesitos como acessibilidade, segurança, sustentabilidade, entre outros, a fim de aumentarem a sua competitividade turística e fortalecerem seus processos relacionados à transformação digital.

Serão selecionados mediante o cumprimento do edital nº 01/2023, dez destinos brasileiros, os quais terão à sua disposição uma consultoria que irá realizar, com a participação de representantes designados pelo destino, o diagnóstico integral e o auxiliará na construção do seu plano de ações (Plano de Transformação) e a criação de um Sistema de Gestão para os destinos selecionados.

Programas, projetos e ações

A Manauscult, por meio da Diretoria de Turismo, está desenvolvendo programas, projetos e ações, para potencialização do setor turístico na cidade, com o objetivo de gerar uma cadeia de negócios, movimentando diferentes setores e iniciativas envolvidas com o turismo, tais como a hotelaria, gastronomia, bem como tecnologias voltadas ao setor do turismo.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.