domingo, 28 abril, 2024
domingo, 28 abril, 2024

Manaus é a primeira capital brasileira com Plano de Ação aprovado para a Lei Paulo Gustavo

Em

Reforçando a influência na produção cultural brasileira, a cidade de Manaus foi a primeira capital do país a ter um plano de ação aprovado pelo Ministério da Cultura (Minc) para início da implementação da Lei Paulo Gustavo (LPG). A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), anunciou a conquista que deve viabilizar cerca de R$17,6 milhões em recursos do Governo Federal.

A implementação da Lei na cidade terá enfoque especial na garantia de acessibilidade dos projetos, sobretudo na participação de mulheres, negros e povos indígenas. O plano de ação aprovado permitirá o patrocínio e incentivo de projetos culturais de diversos segmentos, como audiovisual, dança, música, literatura, artes visuais, cultura popular, cultura étnica, teatro e circo. A conquista representa uma grande oportunidade para artistas e produtores de cultura de Manaus, que poderão desenvolver seus projetos e contribuir para o enriquecimento cultural da cidade, destaque nacional pelas peculiaridades regionais.

Implementação da Lei

O plano de ação aprovado pela Manauscult e pelo Concultura contempla os próximos passos para a implementação da Lei Paulo Gustavo. Entre as etapas a serem realizadas estão a abertura das contas bancárias específicas e a assinatura do Termo de Adesão junto ao Minc. Além disso, o grupo de trabalho do Concultura dará início a uma última rodada de escuta dos segmentos culturais e às discussões para a preparação dos editais, que definirão as condições para inscrição e seleção dos projetos que receberão os patrocínios.

Um dos destaques da Lei Paulo Gustavo é a garantia de acessibilidade nos projetos culturais, assim como a promoção da participação e do protagonismo de mulheres, negros, indígenas, povos tradicionais, populações nômades, diversidade de gênero e pessoas com deficiência, visando a inclusão e diversidade no setor cultural.

Segundo o prefeito de Manaus, David Almeida, a rapidez no cadastramento de Manaus junto ao Minc permitirá a celeridade no fomento à cultura da capital amazonense, além de viabilizar novas oportunidades para talentos da região.

“A implementação da Lei Paulo Gustavo em Manaus representa não apenas um avanço significativo para o segmento cultural da cidade, mas também uma importante fonte de emprego e renda para os ‘fazedores de cultura’. A expectativa é que, com a disponibilidade dos recursos, a cidade seja brindada com uma série de projetos culturais de qualidade, que contribuirão para o desenvolvimento cultural e artístico de Manaus”, destacou o prefeito David Almeida.

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, ressaltou a rapidez com que o plano de trabalho foi aprovado, em apenas 48 horas. Ele destacou que os fazedores de cultura agora poderão começar a elaborar seus projetos e que a assinatura do termo de adesão com o Ministério da Cultura está prevista para ocorrer dentro de dez dias. Após a abertura dos editais e a aprovação dos projetos, os recursos serão disponibilizados aos artistas, permitindo a execução de suas ações e a realização de grandes projetos culturais até o final do ano.

Referência nacional e #SouManaus

Com a aprovação do plano de ação da Lei Paulo Gustavo, Manaus se consolida como uma referência no fomento à cultura e na promoção da diversidade e acessibilidade no setor cultural brasileiro.

No mesmo dia em que anunciou à população sobre os novos rumos da Lei Paulo Gustavo, o prefeito da cidade confirmou as duas primeiras atrações para o #SouManaus 2023, maior festival de artes integradas da região Norte. Previsto para acontecer nos dias 5, 6 e 7 de setembro, o festival terá as presenças de Zeca Pagodinho e Humberto Gessinger, do Engenheiros do Hawaii.

Com entrada gratuita, a edição do ano passado reuniu mais de 380 mil pessoas em 4 dias de evento. Neste ano, o evento terá enfoque na temática da sustentabilidade.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.