quinta-feira, 28 março, 2024
quinta-feira, 28 março, 2024

Manaus ganha nova cara com as obras do artista plástico Rossy Amoedo

Em

Natural de Parintins, Rossy Amoedo é um artista plástico autodidata que descobriu sua paixão pela arte bem cedo, quando ainda morava na Ilha Tupinambarana. De lá para cá, Rossy passou por inúmeros aprendizados e transformações, atuando como desenhista, figurinista, cenógrafo, escultor, pintor, decorador e mestre em movimentação.

Mais recentemente, o parintinense deu uma cara nova ao Natal manauara, sendo responsável pela criação do maior presépio do Brasil com bonecos gigantes em movimento na Ponta Negra, além do presépio flutuante, que percorreu diversas comunidades ribeirinhas, e da própria decoração no Largo São Sebastião, que inovou com tecnologia e criatividade a cenografia natalina. 

Uma vida de aprendizados

Ex-aluno da Escola de Artes Irmão Miguel de Pascalle, Rossy possui um currículo de fazer inveja em qualquer um. O amazonense, só para citar alguns exemplos, já trabalhou em eventos como as Olimpíadas, a cerimônia de abertura do Pan Americano, o Festival Folclórico de Parintins, os Carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de inúmeras produções cenográficas no Teatro Amazonas, a exposição inaugural do Museu do Amanhã, entre outros. 

“Todos esses trabalhos que eu já participei foram uma escola. Nunca tive um curso técnico, mas essa convivência com grandes nomes da arte brasileira e mundial acabou servindo de aprendizado. Foi uma escola prática que ajudou a desenvolver muito o meu trabalho. Isso alavancou nosso potencial de criação, fomos bebendo em outras fontes e evoluindo no decorrer dos anos. E graças a Deus hoje a gente consegue ter uma visão diferenciada no meio do segmento artístico”, afirmou o artista. 

Cidade em transformação

Segundo Amoedo, após anos sem fazer um projeto em Manaus, em 2021 ele voltou com tudo para a capital. “Conseguimos executar com bastante maestria os projetos recentes e colocar Manaus na rota do turismo natalino. Isso acaba deixando a cidade com um aspecto agradável para o turista e também com muito conteúdo artístico para ser explorado”, defendeu.

Mas, passado os festejos de fim de ano, o artista agora se concentra em uma série de projetos menores encomendados pela Prefeitura de Manaus que deverão ser entregues nos próximos meses com o objetivo de abrilhantar vários pontos da cidade. O primeiro deles é o monumento ‘Revoada de Borboletas’, instalado na Praça dos Advogados Dr Alberto Simonetti Cabral Filho, na avenida Guilherme Paraense, zona Centro-Sul de Manaus.

Para Amoedo, a borboleta tem uma simbologia que é revolução, mudança, transformação, beleza, que significa o embelezamento da cidade, o cuidado, a atenção.

“Fico lisonjeado em poder mostrar um pouco da nossa experiência de vida artística em um monumento como esse que sem dúvida vai trazer um significado muito grande e com certeza  vai se tornar uma área instagramável de Manaus. A cidade vai ganhar um monumento exclusivo de uma referência muito bacana”, explicou.

De acordo com ele, quando se trabalha com arte, o próprio trabalho já serve de inspiração para projetos futuros. 

“A gente in loco acaba tendo muitas ideias bem bacanas. Então, acredito que vai vir muita coisa boa pela frente. Sem dúvida nenhuma a população de Manaus vai aprovar as iniciativas e intervenções artísticas que estamos preparando. Boa Vista, por exemplo, já é referência nesse conceito, é uma cidade muito bonita com espaços instagramáveis. E Manaus caminha nesse sentido”, concluiu o artista.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.