A cidade de Manaus (AM) conta com diversos eventos programados para as férias de janeiro. Entre eles, destacam-se as apresentações Candlelight, que promovem espetáculos de música ao vivo em ambientes iluminados por uma imensidão de velas.
O primeiro concerto do mês, que tem o tema “Vivaldi: As Quatro Estações”, está programado para o dia 19. Já no dia 27 o espetáculo será um tributo à banda Queen. Ambos serão comandados pelo Quarteto de Cordas Monte Cristo, no Salão Rio Solimões.
O primeiro mês do ano também é uma boa época para explorar os espaços culturais da capital amazonense, como o Museu da Amazônia (MUSA), situado na Reserva Florestal Adolpho Ducke. Trata-se de um enorme parque a céu aberto, com mostras sobre tradições indígenas e torres de observação para contemplar a natureza local.
Para quem viaja em família, a dica é programar uma visita ao Zoo do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), onde é possível ver diversos animais da Amazônia brasileira, como onça-pintada e macaco-aranha. O local conta com veterinários que atuam na recuperação de bichos feridos ou doentes para, depois, devolvê-los ao habitat natural.
Outro complexo que costuma encantar adultos, adolescentes e crianças é o Bosque da Ciência, que fica em uma área de 13 hectares e desenvolve o programa de difusão científica e de educação ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Ali, visitantes podem observar espécies como o peixe-boi, mamífero aquático ameaçado de extinção.
Caso o objetivo seja explorar a herança histórica e arquitetônica de Manaus, vale a pena passar por pontos turísticos como o Palácio Rio Negro, antiga sede do governo construída em 1917 por um barão da borracha, e o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896. A belíssima cúpula da casa de shows, que é esmaltada nas cores da bandeira do Brasil, pode ser contemplada de camarote a partir do rooftop do Juma Ópera, um dos hotéis mais conceituados da cidade.
Além das vistas privilegiadas, o empreendimento tem 41 acomodações espaçosas e perfeitas para renovar as energias após um dia de passeios pela capital amazonense. Caso o objetivo seja relaxar de vez, é possível agendar um horário no Ópera Spa, que oferece 16 opções de massagens e rituais corporais desenvolvidos com base em técnicas internacionais e recursos únicos da região.