sexta-feira, 3 maio, 2024
sexta-feira, 3 maio, 2024

‘Medida Provisória’, de Lázaro Ramos, é o grande vencedor festival em Miami

Em

O Inffinito Film Festival, maior e mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior, encerrou ontem, em Miami, a etapa presencial de sua 26ª edição e anunciou os filmes vencedores do Troféu Lente de Cristal. O filme Medida Provisória (foto acima), dirigido por Lázaro Ramos, ganhou nas categorias Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante (Seu Jorge). E o longa Bem-vinda a Quixeramobim, de Halder Gomes, ganhou como Melhor Filme do Público, pelo júri popular. Veja abaixo a lista completa dos premiados.

A cerimônia de encerramento, que teve show de Adriana Calcanhotto no Miami Beach Bandshell, contou com a presença de diretores, atores e produtores, entre eles os atores Eduardo Moscovis, Suzana Pires e Bárbara Paz, os diretores Laís Bodanzky, Denise Saraceni, Lô Politti, Joel Zito Araújo e Gustavo Rosa, e os produtores Debora Ivanov, Tiago Rezende e Carlos Moletta. Os convidados do festival passaram a semana em Miami divulgando seus filmes e fazendo negócios com profissionais da indústria cinematográfica americana e latina.

De 11 a 17 de setembro, a Mostra Competitiva de Longas-Metragens exibiu no cinema Tower Theater Miami oito longas-metragens da recente safra de filmes brasileiros, que concorreram ao Troféu Lente de Cristal. O júri, formado por profissionais da indústria audiovisual norte-americana, latina e brasileira, reuniu o cineasta cubano Sebastian Barriuso, a roteirista brasileira Julia Priolli, a distribuidora independente americana Joanne Butcher, o diretor brasileiro Joel Zito Araújo, a atriz e roteirista brasileira Suzana Pires, o cineasta americano John Maass e a produtora brasileira Liliana Kawase.

VENCEDORES DO TROFÉU LENTE DE CRISTAL

JÚRI OFICIAL

  • Melhor Filme – Medida Provisória, de Lázaro Ramos
  • Melhor Direção – Laís Bodanzky, por A Viagem de Pedro
  • Melhor Fotografia – Pedro Marques, por A Viagem de Pedro
  • Melhor Roteiro – Lusa Silvestre, Lázaro Ramos, Aldri Anuncioação & Elisio Lopes Junior, por Medida Provisória
  • Melhor Ator – Rômulo Braga por Sol (de Lô Politi)
  • Melhor Atriz – Monique Alfradique por Bem-vinda a Quixeramobim (de Halder Gomes)
  • Melhor Ator Coadjuvante – Seu Jorge, por Medida Provisória
  • Melhor Atriz Coadjuvante – Carolina Monte Rosa, por Por que Você Não Chora?, de Cibele Amaral
  • Melhor Elenco – Ela e Eu, de Gustavo Rosa de Moura

JÚRI POPULAR

  • Melhor Filme – Bem-vinda a Quixeramobim, de Halder Gomes
  • Melhor Documentário – Já Que Ninguém me Tira Pra Dançar, de Ana Maria Magalhães
  • Melhor Curta-Metragem – Ato, de Bárbara Paz, e Liberdade, de João Manteufel

NOS ESTADOS UNIDOS, PÚBLICO ASSISTE A 57 FILMES BRASILEIROS ATÉ 25 DE SETEMBRO

Até o dia 25, o festival continua com suas já tradicionais mostras virtuais, disponíveis para o público americano. Serão exibidos no total 57 filmes inéditos nos Estados Unidos, sendo 10 documentários e 19 curtas em competição, e 28 em mostras paralelas. De Porto Rico ao Alasca, as produções estão disponíveis no site – primeira plataforma internacional de streaming dedicada exclusivamente ao audiovisual brasileiro.

O Inffinito Film Festival teve início em 1997 quando Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli idealizaram o Brazilian Film Festival em Miami, no ano em que foi promulgada a Lei do Audiovisual, que tirou as produções nacionais da estagnação e impulsionou no Brasil o movimento da Retomada. De lá para cá, elas realizaram 88 festivais em 13 cidades no mundo: Nova York, Vancouver, Londres, Roma, Madri, Barcelona, Frascati, Milão, Buenos Aires, Montevidéu, Bogotá, Canudos e Miami, e exibiram mais de dois mil filmes nacionais para um público de mais de dois milhões de pessoas.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.