quinta-feira, 2 maio, 2024
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Mercado pet apresenta aumento de procura por alimentos naturais

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O crescimento do mercado Pet no Brasil vem registrando índices surpreendentes, principalmente desde a pandemia. Em 2021, a área teve um aumento de 50% em relação aos dois anos anteriores, para atender os 149,6 milhões de animais de estimação do país, segundo censo do IPB (Instituto Pet Brasil).

Esses números colocam o Brasil como terceiro país em quantidade de animais domésticos, o que significa que cerca de 70% da população tem um pet ou conhece alguém que tenha.

Os dados demonstram o perfil de um mercado em franca expansão, apontando oportunidades para diversas vertentes nessa área. E o setor de alimentos naturais para pets, especificamente cães, é um dos que vem ganhando cada vez mais adeptos e espaço nesse segmento.

Segundo Juliana Marino, fundadora da PetVegan, empresa pioneira no setor de petiscos naturais para pets, a expansão deste mercado se dá principalmente pela preocupação dos tutores com a saúde de seus animais, evitando que consumam produtos artificiais e que contenham propriedades que possam causar alergias, problemas digestivos, dermatológicos ou outras condições que comprometam a saúde.

“Assim como as pessoas têm buscado uma alimentação mais saudável para si, é comum observar a mesma preocupação em relação a alimentação dos pets, o que tem feito com que ofereçam produtos naturais, sem glúten ou veganos e livres de conservantes industriais, corantes, proteína animal e outros ingredientes que podem causar alergias e prejuízos à saúde deles”, declara Juliana.

As principais redes de petshops do país já contam com gôndolas ou espaços dedicados exclusivamente aos petiscos e rações naturais. Empórios, que já se dedicavam ao comércio de produtos naturais para humanos, começam a enxergar o nicho da alimentação natural para pets e têm destacado espaços específicos para a exposição e vendas desses itens.

Segundo Juliana, os preços não diferem dos produtos premium, o que oferece ao consumidor a oportunidade de escolha baseada na qualidade alimentar.

Um estudo do Insigths Partner aponta que o segmento de alimentos naturais para Pets deverá chegar a US$ 15,6 milhões até 2028. O aumento de tutores que buscam uma alimentação mais natural, que se declaram vegetarianas ou veganos, como também dos cãezinhos alérgicos ou intolerantes à proteína animal e glúten, justificam o crescimento do segmento de empresas como a PetVegan, que apresenta somente petiscos naturais e veganos para os cães.

O mercado de produtos naturais tem oferecido também outros itens, além dos alimentares. A PetVegan, por exemplo, conta com uma coleira para cães e gatos, em diversos tamanhos, que funciona como um repelente natural, a base de Erva de Santa Maria & Neem. Apresentando eficácia contra pulga, carrapatos e outros insetos, o produto é totalmente atóxico e livre de venenos.

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