quinta-feira, 20 junho, 2024
quinta-feira, 20 junho, 2024

 Mês do orgulho Geek: confira os jogos mais marcantes de cada década, desde os anos 80

Em

A cultura nerd tem a sua influência em todo o mundo, desde filmes, séries, quadrinhos e videogames. Felizmente, essa cultura vem influenciando aspectos da sociedade, como a inclusão de alguns termos na língua inglesa. “Easter Egg” é um dos exemplos mais utilizados nesse universo, que se refere a uma informação oculta em filme ou videogame, mas que foi trazida como um termo comum para a vida real. A incorporação de termos da cultura geek no idioma é um reflexo da popularidade e da penetração dessa subcultura.

Os games são um elemento central da cultura geek. Eles não apenas oferecem entretenimento, mas também servem como plataformas para a expressão criativa, a resolução de problemas e a socialização. Títulos icônicos como “The Legend of Zelda”, “Minecraft” e “Fortnite” transcendem as barreiras do entretenimento para influenciar moda, linguagem e até mesmo a pedagogia. Jogos educativos, por exemplo, estão sendo cada vez mais utilizados como ferramentas de ensino, demonstrando a versatilidade e a importância dos games na cultura moderna. “Na nossa rede de idiomas utilizamos o Roblox como uma plataforma para ligar os alunos e professores de uma maneira mais digital”, comenta Renato Garcia, diretor de marketing da Minds, rede de idiomas.

Essa linguagem do mundo geek facilita a comunicação entre pessoas de diferentes origens culturais e linguísticas, o que ajuda muito no ambiente profissional que normalmente tem esse contato além das fronteiras, facilitando a comunicação de um mundo cada vez mais globalizado e digital.

Saber inglês é uma habilidade essencial para os entusiastas dessa subcultura por diversas razões, destacando o acesso a conteúdos, a comunicação global e as oportunidades profissionais. Muitos conteúdos geek mais influentes e inovadores são produzidos originalmente em inglês. Ter um bom domínio do idioma permite que os amantes desse universo tenham acesso aos materiais na sua versão original, com mais detalhes.

Pensando nisso, Renato Garcia, da Minds Idiomas, relembra os principais jogos de cada década desde os anos 80, ressaltando a importância que eles possuem até os dias atuais, principalmente no idioma:

Anos 80 – Pac Man e Super Mario Bros:

Dois clássicos que marcaram gerações e chegaram até nos dias atuais. São ícones culturais e ajudaram a popularizar os videogames.

Anos 90 – Sonic e Pokémon:

Sonic foi desenvolvido pela Sega e lançado em 1991, tornando-se um dos maiores sucessos da empresa. Já o Pokémon, também um grande clássico, foi publicado pela Nintendo e iniciou uma franquia multimídia gigantesca e popularizou os RPGs de captura de monstros, popularizada até os dias de hoje com variadas versões.

Anos 00 – The Sims, Grand Thef Auto III e Call of Duty 4:

The Sims foi desenvolvido pela Maxis, este simulador de vida tornou-se um fenômeno cultural e um dos jogos de PC mais vendidos de todos os tempos. Já Grand Theft Auto III foi criado pela Rockstar Games, este título popularizou o conceito de mundos abertos e liberdade de exploração nos jogos. Call of Duty teve sua estréia pela Infinity Ward, redefiniu os jogos de tiro com sua campanha intensa e multiplayer inovador.

Anos 2010 – Minecraft, The Last Of Us e Fortnite:

Dentre os jogos mais famosos da década passada, encontram-se: Minecraft, desenvolvido por Markus “Notch” Persson e depois pela Mojang. O jogo de construção com blocos tornou-se um fenômeno global. Outro jogo viral dos anos 2010, foi o The Last Of Us, criado pela Naughty Dog e destacou-se por sua narrativa emocional e personagens profundos, redefinindo os jogos de ação-aventura. E no final da década surge a febre Fortnite, pela Epic Games, ele popularizou o gênero battle royale e tornou-se um fenômeno, principalmente entre os jovens.

Anos 2020 – Hogwarts Legacy, Halo e God of War:

Na década atual, ainda vemos muitas versões dos que foram citados nos outros anos, porém tem a entrada de novas tendências como Hogwarts Legacy, onde o jogo se passa no universo de Harry Potter; também temos God Of War que já vem de uma franquia, mas a sua versão Ragnarok era uma das mais aguardadas pelo público.

Cada um desses jogos teve um impacto significativo na indústria dos videogames, influenciando o desenvolvimento futuro e muitas vezes estabelecendo novos padrões para os jogos que vieram depois, o que contribui para o aprendizado do inglês.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.