sábado, 4 maio, 2024
sábado, 4 maio, 2024

Mônica Salgado: “Se você quiser construir algo efetivo saiba que você vai ter muito trabalho”

Em

A jornalista, criadora de conteúdo, consultora, palestrante e influencer Mônica Salgado vem a Manaus. Animada com a perspectiva da visita, Salgado, que não pisa na capital amazonense há algum tempo, garante que a oportunidade é por um bom motivo: ela está confirmada como participante de um evento exclusivo para convidados que será realizado no dia 17 de maio na sede da Volvo em Manaus.

O evento é organizado pelas renomadas profissionais de saúde Dra. Bruna Braga, dermatologista, e a Dra. Marcia Gabrielle, cirurgiã plástica, e tem como objetivo trazer informações atualizadas sobre o universo feminino. A presença de Mônica Salgado promete agregar ainda mais valor ao evento, que reunirá um seleto grupo de convidados. Na entrevista a seguir, a influencer fala um pouco sobre carreira, vida pessoal e empreendedorismo. Confira:

Você acredita que as mulheres têm uma abordagem diferente em relação aos negócios em comparação aos homens? 

Acho que de maneira geral, tanto em homens e mulheres empreendedores, sofrem de uma infantilização extrema. As pessoas hoje não sabem se portar. Veja bem. Todas as relações são baseadas num contrato, ainda que não seja um contrato escrito. É um contrato apalavrado que pressupõe um respeito mútuo. E isso eu não observo.

As pessoas muitas vezes somem quando elas deveriam enfrentar a situação, elas simplesmente não respondem ou depois de semanas mandam um meme tentando minimizar a situação. Não acho que seja só um problema da geração, mas sim uma realidade muito nefasta do nosso mercado hoje.

Que características são importantes para uma mulher que deseja se tornar uma empreendedora de sucesso? 

Tem sim características que são inerentemente femininas. E isso é impossível a gente negar. A mulher dá a luz, ela gera uma vida dentro de si, por exemplo. Então, esse ‘chip’ do cuidado, da empatia, da delicadeza, do cuidado e da disponibilidade afetiva, inerentes à mulher, são realidades muito importantes que impactam no mercado de trabalho.

Agora, toda mulher é assim? Óbvio que não. Todo homem é desprovido dessas características? Óbvio que não. Jamais a gente deve reduzir essas questões, mas existem sim características femininas que ajudam no mercado de trabalho porque geram líderes mais empáticas mesmo.

O que você diria para as mulheres que desejam iniciar um negócio?

Uma coisa que a vida me ensinou é que você não faz muito com pouco. Se você quiser construir algo efetivo saiba que você vai ter muito trabalho. Coisas não vem de graça, não é sorte. Não tem uma receita de sucesso em cinco passos, infalível. Precisa de investimento de tempo, de dinheiro, de vida, pra você germinar uma coisa, pra você concretizar uma ideia. O nível de dedicação é extremo e isso vai consumir energia de outras áreas da área. Tudo depende do quanto você está disposta a encarar.

Como você equilibra a vida pessoal e profissional?

Na teoria, todos nós sabemos a importância de equilibrar as várias áreas da nossa vida. Trabalho é uma parte muito importante de quem nós somos, mas só ele não basta, a vida fica muito vazia. É claro que a gente tem que ter tempo pra se dedicar a nossa família, aos nossos hobbies, pra ter um momento de autocuidado, pra ter um momento de olhar pra dentro de si, de parar um pouco, pra se analisar. Tudo isso são coisas que na correria da vida a gente não faz. Temos que tentar parar de vez em quando para se dedicar às outras áreas. Digo tentar porque isso às vezes não vem naturalmente, temos que nos obrigar a parar.

 

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.