por Fernanda Piva
Você já deve ter notado que farmácias e lojas de produtos naturais reservam corredores só para suplementos, com rótulos cada vez mais chamativos prometendo vários benefícios a saúde.
É importante você saber que quando temos deficiência de alguma vitamina e/ou mineral, muitas vezes podemos resolver com a melhora da alimentação. E que TUDO em excesso faz mal, inclusive o de vitaminas/minerais. Pode surgir sintomas desde urticária até desânimo e insônia.
Uma outra informação preciosa é saber que o nosso organismo possui carreadores que funcionam como transporte para que essas vitaminas e minerais sejam metabolizadas. Quase sempre, o mesmo carreador é utilizado para transportar mais de um tipo de vitamina/mineral, um exemplo é o ferro e o cálcio. Portanto, imagina você tomar um suplemento lotado de vitaminas e minerais? Nem tudo ali será absorvido.
Cálcio
A ingestão exagerada desse mineral eleva o risco de acúmulo de placas nas artérias (aterosclerose), pedra nos rins, distúrbios ósseos, problemas na glândula da paratireoide e até câncer. Antes de suplementar, aumente a ingestão de: leites e derivados, brócolis, sardinha, espinafre, gergelim, grão-de-bico, chia, aveia, amêndoas, ovos.
Selênio
Ele é um antioxidante poderoso, previne infecções, problemas na tireoide e até Alzheimer. Mas o excesso pode ser tóxico, os sintomas incluem: náuseas, vômitos, diarreia, queda de cabelo, unhas anormais, erupção cutânea, fadiga. Se no seu exame, o selênio está deficiente: consuma 02 castanhas-do-Brasil todos os dias, é uma das melhores fontes de selênio que temos em nossa região. Também são fontes de selênio: peixes, carnes de boi, frango, queijos, leite desnatado e ovos.
Magnésio
Como ele é utilizado na síntese de proteínas e no transporte de energia, muitos suplementos que prometem o ganho de massa muscular, possui este mineral em sua composição. Mas cuidado, seu excesso pode causar: fraqueza muscular, pressão arterial baixa e comprometimento da respiração. Caso apresente deficiência nos exames, inclua na sua dieta: semente de abóbora, castanha-do-Brasil, gergelim, linhaça, amêndoas, aveia, espinafre, banana.
Vitamina D3
Conhecida como a vitamina do sol, ela é possui diversas funções em nosso organismo, como: manutenção da imunidade, prevenção de diversos tipos de doença e é importante para a saúde óssea. Através da alimentação, ingerimos ela na forma de Vitamina D e o contato da nossa pela com o sol, ela é transformada em D3 e D4. Como muitas vezes evitamos o sol, essa vitamina tem baixa produção em nosso organismo. Apresentando essa deficiência nos seus exames, procure se expor no sol “bom” ou fazer uso da suplementação se seu médico/ nutricionista indicar.
Whey protein
É um tipo de proteína sintética que, por prometer o ganho de massa muscular, é um dos suplementos mais conhecidos e usados por praticantes de atividades físicas. Porém, se você não se alimentar bem ao longo do dia, nada vai adiantar se preocupar apenas com o shake de whey após seu treino. Além disso, a proteína em excesso pode causar: acne, problemas renais, hipertensão, retenção de líquido. Com a ajuda de um nutricionista, adeque primeiro sua alimentação e, se for necessário, o profissional vai indicar o consumo na medida exata para você.
Dica de um BCAA Natural: Patê de ricota temperada
(Ricota é fonte de aminoácido de cadeia ramificada – BCAA)
Ingredientes:
- 400g Ricota fresca;
- 01 und peq Tomate picado;
- ½ und peq Cebola roxa picada;
- 03 colheres (sopa) Azeite extra virgem;
- 01 colher (chá) Salsinha picada;
- 01 pitada de páprica ou açafrão;
- Sal rosa e orégano a gosto.
Modo de preparo:
- Passar a ricota no processador junto com: azeite, páprica ou açafrão e sal a gosto;
- Despejar em uma vasilha;
- Misturar com o restante dos ingredientes e conservar na geladeira.
