quarta-feira, 28 fevereiro, 2024
quarta-feira, 28 fevereiro, 2024

Natura Musical apresenta Festival Kariwa Bacana em Manaus

Em

Natura Musical apresenta Festival Kariwa Bacana. Um recorte da pluralidade musical da região Norte será apresentado no Festival de Música Kariwa Bacana (Natura Musical), evento gratuito que acontece dia 10 de dezembro (domingo), a partir das 15h, na Rua Bernardo Ramos, Centro. O festival, contemplado no edital Natura Musical 2021, é produzido por Patrícia Borges e Agenor Vasconcelos, em parceria com João Paulo Barreto, coordenador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi.

A música Kuxiymauara, símbolo de resistência cultural no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), é inspiração para o Festival que também conta com o apoio do Prêmio Manaus 2022 – Thiago de Mello, da Prefeitura de Manaus. Interligando cosmologias ancestrais e vivências urbanas de músicos da Amazônia a programação do Festival apresenta shows de Djuena Tikuna com participação de Guildy Blan, Mady e Seus Namorados, do trio Agenor, Agostinho e Léo, Lary Go & Strela, Ravi Veiga, Elizete Tikuna e Deejay Pãmmy.

“Vamos realizar um festival para decolonizar ouvidos, romper hegemonias sonoras e compartilhar acordes ancestrais. Um festival para exaltar as vozes e a produção musical na Amazônia”, explica a produtora Patrícia Borges. Além das apresentações musicais, o festival promoverá uma feira de artesanato com expositores indígenas e abordará diversas urgências socioambientais em rodas de conversa com artistas, intelectuais e ativistas.

A partir das 15h, a roda intitulada “Contracolonizando nossos corpos e territórios” promove um diálogo entre Camila Cyrino (Nutricionista, integrante do Coletivo Arte e Escola na Floresta) e Yaci Baré (Estetacosmetóloga), mediado por Thaís Dessana (Coletivo Miriã Mahsã). Em seguida, a roda “Ancestralidade e a arte de ser artista amazonense” traz uma conversa entre Andira Angeli (multiartista, vice-presidenta da Casa Miga de acolhimento LGBT) e Elisa Maia (artista e produtora cultural), com mediação de Pedro Tukano (Coletivo Miriã Mahsã).

Filhos do Rio Negro no Kariwa Bacana

Para abrilhantar a programação do Festival Kariwa Bacana, o público interessado pode promover a vinda de parte da agremiação cultural Filhos do Rio Negro, campeã do XXV Festribal, maior festival indígena do Amazonas, realizado em São Grabriel da Cachoeira, cidade mais indígena do Brasil.

O Centro de Medicina Indígena Bahserikowi, coordenado pelo antropólogo João Paulo Barreto, é o ponto cultural parceiro do Festival Kariwa Bacana. Para Barreto, a parceria é um momento de evidenciar a presença e a cultura indígena em Manaus. “Um momento de divulgação das danças, instrumentos musicais e uma oportunidade para o público de Manaus conhecer o Bahserikowi e a Casa de Comida Indígena Biatwi”, diz Barreto.

O Festival de Música Kariwa Bacana foi selecionado por Natura Musical, no Edital 2022, ao lado de nomes como III Mostra Pankararu de Música, Amazônia Negra, Billy Saga, Elisa Maia, Favela Talks, Jup do Bairro, Kaê Guajajara e Labverde. Ao longo de 18 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 600 projetos, entre nomes consagrados como Emicida, Russo e Antônio Carlos e Jocafi, Dona Onete e João Donato; artistas em ascensão como Linn da Quebrada, Rico Dalasam; e projetos de registro e fomento de cenas, como Os Tincoãs e Mostra Pankararu de Música.

Para o músico, pesquisador e produtor Agenor Vasconcelos o apoio do edital Natura Musical é sinal de reconhecimento da nossa cultura e oportunidade de empoderamento da música da região. “É muito gratificante ver nosso trabalho e cultura sendo reconhecidos a nível nacional. O Natura Musical é mais um instrumento no processo de empoderamento da arte do Alto Rio Negro. O Festival é uma convergência de vozes indígenas e indies”, diz Vasconcelos. Natura Musical apresenta Festival Kariwa Bacana.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.