terça-feira, 21 maio, 2024
terça-feira, 21 maio, 2024

Natura Musical apresenta “Ritual das Candeias”, álbum visual de Anna Suav & Bruna BG

Em

Depois de abrir caminho com os singles “Mercancías” e “Lábios Pretos”, a dupla paraense de rap Anna Suav & Bruna BG apresenta agora, na íntegra, seu álbum de estreia, “Ritual das Candeias”, produzido com o patrocínio de Natura Musical. O disco chegou às plataformas digitais de streaming na última quarta-feira (09/11), acompanhado dos videoclipes das faixas “Pulsão” e “Lamento”, já disponíveis no Youtube das artistas.

Escute “RITUAL DAS CANDEIAS”: sym.ffm.to/ritualdascandeias

Assista ao clipe de “PULSÃO”: youtu.be/ddyrdmIwMjM

Assista ao clipe de “LAMENTO”: youtu.be/SqTkKfYvRv8

As demais faixas também ganham videoclipes nas próximas semanas, completando a narrativa do álbum visual: no dia 16/11, é a vez do clipe de “Las Jussaras”. Já em dezembro, os dois últimos audiovisuais encerram o projeto: “Levante”, em 07/12, e “Que a Corrida Nos Leve Até o Paraíso”, em 14/12.

Ao longo de todas as sete músicas do disco, Anna Suav & Bruna BG destacam diferentes vivências e experiências de mulheres negras do Norte do país, entre denúncias sociais, ancestralidade, apelos espirituais e até mesmo declarações de amor. Entre os caminhos sonoros da obra, as artistas passeiam para além do rap, emprestando arranjos e elementos do R&B, afrobeat, rock e da música regional, misturando camadas permeadas por fortes guitarras, beats, batuques e retalhos de poesia.

“Os projetos selecionados por Natura Musical têm o potencial de gerar impacto positivo porque contribuem para que o ecossistema da economia criativa ao seu redor se desenvolva. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena são capazes de reverberar reflexões sociais importantes para o momento que atravessamos”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

“A narrativa que a gente busca contar nesse material é a das mulheres negras amazônidas e latinas dentro desse território do estado do Pará, mas também com as suas intersecções – afinal, eu venho de Manaus (AM), e a Bruna é do interior da região do Marajó (PA)”, complementa Anna Suav. “A questão do território é algo que grita muito pra gente enquanto artistas da Amazônia, e, por isso, esse disco é uma forma de oferecer uma visão nossa da vivência desse lugar e pontuar questões de racialidade, gênero, entre outras”.

A importância do território surge logo no título da obra: o dito “Ritual das Candeias”, que acontece todo 13 de maio, marca o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. Em Belém (PA), a celebração é organizada pelo Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa), na tradicional Praça da República, ao redor do Quilombo da República, quiosque destinado às entidades negras organizadas. Durante o ritual, velas são acesas pelos afrodescendentes, em memória aos ancestrais que foram escravizados em Belém e enterrados no cemitério onde hoje se localiza a Praça da República.

“Para além da demarcação da existência de uma negritude do Norte do país, é de uma imensa emoção ser ponte para contar a história simbólica e cultural da expressão dessa negritude na nossa região”, destaca Anna.

Para Bruna BG, o disco coroa ainda uma parceria e amizade entre as duas artistas que remonta a 2017, quando ambas se conheceram no projeto Slam Dandaras do Norte, cocriado por Anna. Desde então, elas já dividiram os palcos e compartilharam criações mais de uma vez.

“São potências diferentes que cada uma de nós traz para esse disco. Ela [Anna Suav] faz uma parada e eu faço outra, e quando a gente mistura isso se torna pesado e emocionante”, destaca Bruna. “É a minha agressividade tanto na forma de falar quanto de cantar, aliada à suavidade dela, com uma melodia gostosa de escutar. Daí surge um tempero que dá sabor a esse projeto em parceria”.

Audiovisual

Inspiradas por fenômenos como o “Lemonade” de Beyoncé, as artistas complementam todas as músicas com um audiovisual gravado em diferentes locações de Belém (PA), com direção de Anna Suav e Xavier Amorim. “Ficamos pensando por que não, especialmente na nossa cena do rap nortista, em que nunca tínhamos visto essa proposta de álbum visual, e ficamos interessadas em ser pioneiras. É um projeto que bebe muito da visualidade amazônida, numa paleta de cores saturada de tons verdes e terrosos, mas que também destaca a faceta urbana. É fundamental termos o nosso olhar no registro sobre nós”, pontua Anna.

Colaborações

Com direção musical de Dj Duh (Emicida, Marcello Gugu) e produção dele mesmo, junto de Donloco e Davi Milion, o projeto foi gravado no estúdio Floresta Sonora, em Belém (PA), ao longo de dois anos de processo, entre composição, produção e finalização, por conta da pandemia de Covid-19. Para a mixagem e masterização, a dupla contou com o trabalho de Alejandra Luciani.

Outras duas vozes também colaboraram com o projeto em participações especiais: na já conhecida “Lábios Pretos”, a cantora amazonense Karen Francis completa a canção de amor com seu timbre marcante. Já na faixa “Las Jussaras”, a rapper maranhense Enme apresenta a cadência de seu flow.

O álbum visual “Ritual das Candeias” foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Nic Dias, Sumano MC, Festival MANA e Mestras do Pará, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 69 projetos até 2020, como Manoel Cordeiro, Dona Onete, Pinduca, Felipe Cordeiro e Thaís Badú.

Anna Suav & Bruna BG

A dupla Anna Suav & Bruna BG une dois dos principais nomes do atual cenário do hip-hop no Norte do país: MC, poeta, cantora e compositora, Anna Suav é natural de Manaus (AM), mas é radicada em Belém (PA) desde 2017. Em 2021, ela lançou seu primeiro EP solo, “Eva Grão”, que conta com o sucesso “BNTA”.

Já Bruna BG é rapper, musicista e compositora de Breves (PA), e está na cena do hip-hop desde 2016, quando fundou o grupo Clã do Norte, compondo versos sobre realidades periféricas, violências e superações. No último ano, também lançou seu primeiro EP solo, homônimo, reunindo cinco faixas.

Juntas, as duas já lançaram o single “Soul Sim” (2019), e, no mesmo ano, também venceram o primeiro lugar nas seletivas do Festival Se Rasgum (PA). O disco “Ritual das Candeias” é o primeiro álbum em parceria das duas artistas.

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.

“RITUAL DAS CANDEIAS” (2022) – Anna Suav & Bruna BG

1. Pulsão – Prod. Davi Milion

2. Lamento – Prod. Davi Milion

3. Mercancías – Prod. Donloco

4. Lábios Pretos (part. Karen Francis) – Prod. DJ Duh

5. Levante – Prod. Donloco

6. Las Jussaras (part. Enme) – Prod. DJ Duh

7. Que a Corrida Nos Leve Até o Paraíso – Prod. DJ Duh

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.