quinta-feira, 25 abril, 2024
quinta-feira, 25 abril, 2024

Novos dirigentes do TJAM tomam posse no Teatro Amazonas

Em

Os novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) tomaram posse nesta segunda (4), para um mandato que se estenderá até o dia 2 de janeiro de 2023: o desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, volta ao cargo de presidente da Corte; a desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo tomará posse no cargo de vice-presidente; e o desembargador Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro será empossado como corregedor-geral de Justiça.

A cerimônia aconteceu às 10h, no Teatro Amazonas, em formato híbrido – com algumas autoridades participando de forma remota – e transmissão pelo canal do TJAM no YouTube. O ato solene foi conduzido pelo desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, que conclui o mandato de presidente da Corte Estadual.

Os três magistrados foram aclamados em sessão do Pleno realizada no dia 12 de abril deste ano, e substituem a gestão formada por Domingos Chalub (presidente), Wellington Araújo (vice-presidente) e Nélia Caminha Jorge (corregedora-geral de Justiça), cuja administração começou e foi concluída enfrentando a pandemia de covid-19. A desembargadora Carla Reis, integrou a gestão como vice-presidente da Corte até maio deste ano, quando foi eleita para compor a gestão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), nos cargos de vice-presidente e de corregedora, sendo substituída por Araújo.

Pascarelli e Graça Figueiredo já foram presidentes do Tribunal de Justiça do Amazonas e, em regra, não poderiam ser eleitos para os principais cargos diretivos da Corte, exceto para “mandato tampão”, como é o caso do período que se inicia.

Esse mandato de apenas seis meses, que será concluído em 2 de janeiro de 2023, foi instituído para permitir que, a partir de então, todas as gestões do Judiciário amazonense comecem no início do ano e não mais em julho, o que dificultava a administração e o exercício financeiro do período.

A proposta aprovada do “mandato tampão” se baseou no princípio da eficiência na administração pública e para a melhor transição dos cargos de direção. Com a mudança, buscou-se melhorar a disposição da norma para a posse dos novos dirigentes em janeiro seguinte ao término do mandato de seus antecessores, ou seja, iniciando o ano, bem como o exercício financeiro.

Confira as fotos da cerimônia

Governador do Amazonas, Wilson Lima, e a primeira-dama Taiana Lima
Desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo empossada no cargo de Vice-Presidente do TJAM
Primeira Dama do Estado Taiana Lima e Taiko Nakajima Fernandes
Desembargador Flávio Pascarelli com os casais Taiko e José Fernandes Jr e Lilian e Ronne Stone
Desembargador Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro empossado como Corregedor-Geral de Justiça e o advogado Marco Choy
Joanna Cohen e Felipe Pascarelli
Desembargador Hamilton Saraiva com o Presidente da Amazon, Dr Luís Márcio Albuquerque, e os juizes Lúcia Viana e Eliezer Fernandes Jr
Adriana Lo Prestti, com os magistrados Roger Almeida, Fabrício Marques e Amaro Lima
Desembargador Flávio Pascarelli com a magistrada Elza Vitória e o Conselheiro de Contas Mário de Mello
Desembargador Flávio Pascarelli, presidente empossado do Tribunal de Justiça do Amazonas com o magistrado Cássio Borges e o advogado Charles Garcia
Desembargador Flávio Pascarelli, presidente empossado do Tribunal de Justiça do Amazonas
Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.