sexta-feira, 29 março, 2024
sexta-feira, 29 março, 2024

O que fazer após as “Jacadas”

Em

por Fernanda Piva

A maioria das pessoas regram muito a alimentação durante a semana, mas quando chega o final de semana, acontecem as famosas “jacadas”.

Está certo que isso não deveria ser dessa forma, o ideal é a gente sempre ter equilíbrio e moderação quando o assunto é alimentação. Não existem alimentos proibidos e/ou permitidos, mas é certo dizer que alguns tipos de alimentos precisam ser ingeridos com mais cautela por não oferecer nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo.

Mas calma, nem está tudo perdido! Não serão essas “jacadas” que porão fim aos seus objetivos de emagrecer e/ou ter uma alimentação mais saudável.

Os dias seguintes desses exageros, volte a sua rotina normal de alimentação, atividade física, e siga essas dicas da nutri:

Beba pelo menos 2,5 litros de água

Essa é uma dica fundamental para o organismo processar toda caloria ingerida em excesso e ajudar o intestino e rins a eliminá-los. Você pode saborizar a água, para facilitar o aumento da ingestão e adicionar ainda mais benefícios: limão, laranja, abacaxi, hortelã, gengibre. Se for optar pelos chás, é recomendado o consumo de no máximo 1 litro por dia na dosagem de erva indicada para essa quantidade.

Evite industrializados

Seu corpo já tem toxina demais para ser liberada, dê um descanso merecido a ele. Os industrializados possuem ingredientes artificiais que não são reconhecidos como alimentos pelo nosso organismo, gerando assim, um combate para que esses ingredientes não sejam absorvidos. Todo esse combate pode gerar processos inflamatórios, o que pode piorar seu estado pós “jacadas”. O piores são os ultraprocessados: embutidos, biscoitos, bolachas, sucos de caixa/pó, refrigerantes, sorvetes, fast-food.

Não precisa passar fome

Não precisa fazer jejum e muito menos exceder nas restrições alimentares. Apenas tenha uma rotina de alimentação balanceada e com comida de verdade. Abuse dos vegetais crus e coloridos, frutas e proteínas magras (frango e peixe). As fibras e fitoquímicos presentes nos vegetais/frutas e a redução da gordura saturada proveniente da carne vermelha, irão facilitar o processo de “limpeza” do organismo. 

Abuse dos antioxidantes

É comum termos um aumento da produção de radicais livres, que responsáveis pelo envelhecimento precoce das células, ao exceder na alimentação principalmente quando a bebida alcóolica está presente. Para ajudar a neutralizá-los, inclua fontes de antioxidantes: vegetais/frutas verdes escuros alaranjados e arroxeados, oleaginosas, azeite de oliva, açafrão, gengibre, canela, cacau.

Uma salada completa

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de quinoa em grãos;
  • 01 Tomate em cubinhos;
  • 01 Pepino em cubinhos;
  • ½ Cenoura ralada;
  • 01 peito de Frango grelhado em tiras;
  • Sal, salsa, açafrão e azeite a gosto.

Modo de preparo:

  • Cozinhar a quinoa em 01 xícara de água fervente, por 10 minutos. Escorrer em uma peneira, lavar em água corrente, colocar em uma vasilha funda e deixar esfriar;
  • Quando a quinoa estiver em temperatura ambiente, adicionar os outros ingredientes e temperar a seu gosto e deixar na geladeira até servir.
Fernanda Piva – nutricionista
Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.