sábado, 20 abril, 2024
sábado, 20 abril, 2024

‘Obra de Arte’ é a Cor do Ano 2024 da Tintas EUCATEX

Em

Entender o contemporâneo para desdobrar futuros, que são múltiplos, e então identificar aqueles que melhor funcionam para a realidade brasileira e dos clientes da Tintas Eucatex. Esse é o ponto de partida da pesquisa encorpada que resulta na escolha Cor do Ano da Tintas Eucatex, que para 2024 é Obra de Arte 2857E. O estudo multidisciplinar, a exemplo dos anos anteriores, tem a assinatura e a coordenação da Tendere Pesquisa e Soluções Criativas.

Segundo a Dra. Patrícia Sant’Anna, CVO (Chief Visionary Officer) da Tendere, a partir da compreensão dos diversos cenários identificados para se pensar as tendências, constatou-se que a cor do ano 2024 precisaria trazer significados como simplicidade, segurança, tranquilidade, consciência, conexão com a natureza, equilíbrio, minimalismo, maturidade, flexibilidade, adaptabilidade, afetividade, conforto, natureza, autocuidado e autorresponsabilidade. “Obra de Arte não é uma cor com uma intensidade muito vibrante, mas é bastante sofisticada e funciona com tudo aquilo que a pesquisa mostrou sobre o contexto contemporâneo”, assinala a Patrícia.

A cor eleita possui notas de amarelo, rosa, marrom e acinzentados, numa combinação complexa, que possui a adaptabilidade própria dos tons neutros, sem perder a sofisticação. Por isso, é uma cor que desperta naturalmente calma, relaxamento e segurança com abertura para o novo.

Mais do que apontar a cor que deve marcar o próximo ano, o estudo demonstra como ela funciona dentro das tendências criativas. “As tendências criativas da Tendere são organizadas em quatro macro gostos: Pop Tropical, Latino Urbano, Karioka e Sofisticado. Eles são encontramos em todo o hemisfério sul, mas é para o Brasil que nós olhamos e onde desenvolvemos o estudo. E dentro desse universo, nós destacamos quatro tendências: Alegria de viver, Na medida certa, Contemplação aquática e Odisséia”, explica Patrícia.

Conheça as quatro tendências criativas

Alegria de Viver

Tendência para o grupo Pop Tropical, ela define quem não tem medo de cores, é intenso, e é para este momento efusivo, de volta às festas, aos shows, de volta ao abraço pessoal e não mais digital. Mix corajoso de cor, em que o luxo e o casual se misturam, conforto e ostentação, cores e brilho se fundem, em misturas inusitadas de design que dão diversão e identidade ao ambiente. E Obra de Arte consegue dialogar com cores muito intensas, como Lírio Dourado, Alegria. Confira a paleta completa de cores:

Na medida Certa

Tendência identificada para o grupo Latino Urbano, que adora saber de todas as referências, de tudo o que está acontecendo. Como aponta Patrícia, ele é um “perseguidor de tendência internacional, que quer mostrar que sabe de tudo, mas ao mesmo tempo vai trabalhar com uma referência que fala muito sobre a tradição. É uma mescla de passado e presente, que demonstra como as heranças vão sendo reinventadas dentro de um país e essa é também uma maneira de trabalhamos as cores, segundo Patrícia. Enfim é o desejo de aceitação (tradição) versus a vontade de ser reconhecido como alguém antenado com as novas formas de ser e estar no mundo contemporâneo altamente tecnológico. Das inspirações de períodos reconhecidos como tradicionais, como as décadas de 1950 e 1980, até a fusão com sensibilidades tecnológicas digitais. Aqui, a paleta para esse grupo:

Contemplação Aquática

Tendência para o grupo chamado Karioka, que olha muito para o exterior mas que consegue trazer as tendências internacionais para o casual, dando a ela a bossa brasileira. Essa tendência vem repleta da ideia de pausa e conexão com a natureza. Em tempos de debates e projetos para salvar os oceanos, as bacias hidrográficas, os rios e riachos, como um meio poderoso de defender o planeta, trata-se de uma tendência que pede por uma parada quase meditativa frente à água, a essência da vida. Confira a paleta de cores:

Odisséia

Tendência para o grupo que a Tendere chama de Sofisticado, com grande capital cultural sofisticado, que tem grande refinamento, mas que traz a ideia também de que passado tudo o que enfrentamos nos últimos anos, temos uma sensação que somos heróis, superamos os obstáculos, os ordálios, assim como Ulisses na Odisséia – poema épico de Homero. Por conta disso, nessa tendência as referências luxuosas do oriente, ou ancestrais, se juntam a uma visão minimalista e elegante do ocidente, buscando um equilíbrio entre prazer e vida consciente. Sustentabilidade, refinamento artístico, autoconhecimento, silêncio e convívio harmonioso é o que esta tendência representa. Aqui a paleta de cores complementares à Obra de Arte.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.