terça-feira, 14 maio, 2024
terça-feira, 14 maio, 2024

Obra-prima dedicada à Semana Santa ganha uma nova leitura com artistas amazonenses

Em

O Casarão de Idéias recebe, na Semana Santa, um concerto especial e temático: O “Stabat Mater”, do compositor italiano Giovanni Pergolesi. A obra escrita em 1736 é uma das cantatas mais célebres da história da música mundial e foi composta a partir de um poema homônimo do século XIII, que relata o momento da morte de Cristo sob a perspectiva de Maria.

A releitura foi criada a partir da ideia do mezzosopranista e professor da UFAM, Sérgio Anders. Também fazem parte da montagem a soprano amazonense Dhijana Nobre e o maestro Átila de Paula, que ainda toca o cravo, instrumento típico do período barroco. “O resultado é uma música profundamente emotiva, cativante e de características atemporais. Stabat Mater é um trabalho tão singular e precioso que todos os outros compositores que escreveram ou copiaram, citam Pergolesi de alguma forma”, ressalta Átila de Paula.
O concerto terá duas apresentações durante a Semana Santa, dias 13 e 15, a partir da 20h. Serão disponibilizados apenas 40 lugares para cada noite. O grupo conta ainda com a participação de diversos músicos convidados e promete um espetáculo de audição rara na cidade. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla, a preços acessíveis.

Sobre a obra

Considerado o trabalho mais famoso do compositor, o Stabat Mater de Pergolesi tem um lugar de destaque entre as obras clássicas mais célebres do ocidente. Composta em 1736, a música obteve sucesso imediato, com mestres ao nível de Bach e Paisiello tendo copiado ou parafraseado trechos. O texto é extraído de um poema do século XIII que retrata a dor de Maria ao ver Jesus na cruz, e o resultado é uma música de qualidades transcendentais, profundamente emotiva e encantadora. 

Sobre o autor

Giovanni Battista Draghi, o “Pergolesi”, nasceu em 1710 em Jesi, na Itália, e teve grande renome  após a estréia de sua opera “La Serva Padrona”. Nascido com necessidades especiais e de constituição muito frágil, morreu cedo aos 26 anos, em 

1736, mesmo ano em que finalizou sua última e mais célebre composição, o “Stabat Mater”.

Serviço

O que:

Cantata de câmara “Stabat Mater”, do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi

Quando: dias 13 e 15 de Abril 2022, às 20h

Onde: Casarão de Ideias, rua Barroso, 279, Centro

Preço? R$ 26 (vinte e seis reais), ingresso a venda na plataforma Sympla

Contato: Átila de Paula (92) 992587924  [email protected] [email protected] 

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.