quinta-feira, 28 março, 2024
quinta-feira, 28 março, 2024

Ópera na Tela encerra edição 2021 e anuncia o ‘Ópera na Tela em Casa’ para janeiro

Em

O Festival Ópera na Tela fez seu retorno ao Parque Lage, no Rio de Janeiro, após o intervalo de um ano devido à pandemia. Foram 12 dias de projeção com programação inédita de óperas da última temporada europeia, além do balé “O Corcunda de Notre Dame”. Quem perdeu ou quem gostaria de rever os espetáculos desta edição, terá nova chance de assistir, dessa vez em streaming, através do “Ópera na Tela em Casa”.

Pela primeira vez desde a criação do projeto, o Festival irá oferecer a possibilidade de revisitar as obras projetadas na tenda do Parque Lage em formato online. A partir de 10 de janeiro de 2022, o site www.operanatela.com disponibilizará gratuitamente nove filmes da seleção deste ano. A cada quarta-feira e a cada sábado, uma nova obra ficará disponível durante dez dias. Nos cinemas, a programação deve ocorrer no primeiro semestre.

O primeiro espetáculo a ir ao ar, no dia 10 de janeiro, será a Gala do Teatro Alla Scala, de Milão, que reuniu grandes nomes da ópera como Ildar Abdrazakov a Sonya Yoncheva, Roberto Alagna, Piotr Beczala, Benjamin Bernheim, Marianne Crebassa, Plácido Domingo, Juan Diego Flórez, Elena Garanča, Vittorio Grigolo, Jonas Kaufmann, Aleksandra Kurzak, Francesco Meli, Lisette Oropesa e Ludovic Tézier em uma apresentação de música e dança. A direção foi de David Livermore, com direção musical de Riccardo Chailly, do La Scala, para a orquestra e coro.

Em seguida virão as óperas: “As Bodas de Fígaro”, “O Cavaleiro da Rosa”, “La Traviata”, “Tosca”, “Parsifal”, “Adriana Lecouvreur”, “Der Messias” e “O Palácio Encantando” – sendo a última um dos grandes destaques da edição 21. Encenada pela primeira vez em 1642, em Roma, ficou esquecida durante 380 anos na biblioteca do Vaticano, e foi redescoberta pelo maestro Leonardo Garcia Alarcon. Agora, em plena pandemia e sem público, uma nova encenação foi criada pela Ópera de Dijon. Participaram 16 solistas, coros duplo e triplo com seis e 12 vozes e dezenas de bailarinos.

Confira as sinopses e as datas de exibição das récitas no Ópera na Tela Em Casa:

DISPONÍVEL DE 10 A 20 DE JANEIRO

NOITE DE GALA “A Rivedere le stelle”

Por não ter conseguido realizar sua tradicional noite de celebração de Saint-Ambroise por conta da pandemia, o superintendente francês da instituição, Dominique Meyer, criou uma gala de portas fechadas que foi transmitida ao vivo pela televisão pública italiana, a Rai 1, e a Rádio 3, e depois captada pela Arte, na França e na Alemanha. O evento reuniu grandes nomes da ópera: Ildar Abdrazakov, Sonya Yoncheva, Roberto Alagna, Piotr Beczala, Benjamin Bernheim, Marianne Crebassa, Plácido Domingo, Juan Diego Flórez, Elena Garanča, Vittorio Grigolo, Aleksandra Kurzak, Francesco Meli, Lisette Oropesa e Ludovic Tézier.

DISPONÍVEL DE 14 A 24 DE JANEIRO

AS BODAS DE FÍGARO

Fígaro e Suzana, criados do conde e da condessa Almaviva, estão ocupados com os preparativos do seu casamento. Mas a alegria dos dois se vê ameaçada pelo atrevimento do conde, disposto a tudo para seduzir a futura noiva. Com a ajuda da condessa – ela própria negligenciada pelo marido volúvel – Fígaro e Suzana terão de recorrer à sua habilidade para desarmar os ardis de Almaviva, assim como evitar as ciladas de Marcelina, Bartholo e Basílio. Para isso se valem dos equívocos do ardente Cherubino, jovem criado propenso a se apaixonar por todas as mulheres da casa.

DISPONÍVEL DE 17 A 27 DE JANEIRO

O CAVALEIRO DA ROSA

O jovem Octavian aprende uma lição de vida e de sexualidade da Marechala, Princesa Werdenberg. Mas, só descobre a si mesmo e começa a entender os mistérios do coração feminino quando é encarregado por ela de uma nobre missão: levar uma rosa de prata à jovem Sophie, a noiva do Barão von Lerchenau.

DISPONÍVEL DE 21 A 31 DE JANEIRO

LA TRAVIATA

Numa noite de boemia em Paris, Alfredo Germont, jovem de uma família respeitável da região da Provence, apaixona-se por Violetta, uma conhecida cortesã. Também atraída por ele, Violetta abandona sua profissão para se entregar – sem reservas – a Alfredo. Contudo, o pai de Alfredo, em nome do decoro burguês, convence Violetta a romper relações com o seu filho. Ela escreve então uma carta a Alfredo anunciando o rompimento, porém, sem revelar o motivo real de sua decisão. A tuberculose, que ela já havia contraído, volta a se manifestar com toda a força. Um mês depois, Alfredo fica sabendo pelo pai que Violetta jamais deixou de amá-lo e que ela sacrificou seu amor para preservar a reputação do amante.

DISPONÍVEL DE 24 DE JANEIRO A 2 DE FEVEREIRO

TOSCA

Em Roma, em 1880, o pintor Mario Cavaradossi ajuda um prisioneiro político foragido. Angelotti é procurado por Scarpia, o temido chefe de polícia que persegue todos os que lutam pela liberdade. O gesto generoso de Cavaradossi, contudo, terá terríveis consequências. Scarpia cobiça há muito a amante do pintor, a bela cantora Floria Tosca. Nada mais fácil para este hábil manipulador do que utilizar o ciúme da temperamental Tosca para capturar Angelotti, se livrar de Cavaradossi e possuir enfim a amante deste.

DISPONÍVEL DE 28 DE JANEIRO A 6 DE FEVEREIRO

PARSIFAL

O mago Klingsor criou um jardim mágico repleto de mulheres para fazer com que cavaleiros do Graal rompam com seu voto de castidade. Com o rei do Graal ferido, a redenção só será alcançada pelos atos de um homem inocente e casto, Parsifal.

DISPONÍVEL DE 31 DE JANEIRO A 9 DE FEVEREIRO

ADRIANA LECOUVREUR

Paris, 1730. A atriz Adrienne Lecouvreur e a Princesa de Bouillon amam o mesmo homem, Maurizio da Saxônia, brilhante oficial e grande sedutor. Adrienne consegue conquistar seu amor, mas ela morre envenenada pelo cheiro mortal de um buquê de violetas enviado por sua rival.

DISPONÍVEL DE 4 A 13 DE FEVEREIRO

DER MESSIAS

Der Messias apresenta a profecia e o nascimento de Jesus, os episódios da Paixão e o tema da Redenção.

DISPONÍVEL DE 07 A 16 DE FEVEREIRO

O PALÁCIO ENCANTADO

Para salvar seu protegido de uma desgraça, um mago aprisiona cavalheiros e damas num palácio encantado e labiríntico, até que eles acabam perdendo a razão. O palácio é uma representação da vida humana, pela qual as criaturas passam quase sempre ansiosas, na busca dessa felicidade que raramente ou nunca conseguem encontrar.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.