quinta-feira, 20 junho, 2024
quinta-feira, 20 junho, 2024

Operação Gratidão garante auxílio psicossocial aos pacientes

Em

O Governo do Amazonas tem trabalhado para dar a assistência necessária aos pacientes transferidos de outros estados, por meio da Operação Gratidão, em todas as etapas do processo de tratamento, mesmo após a alta. Nesta segunda-feira (22/03) o primeiro paciente recuperado em solo amazonense retornou para o estado de Rondônia em procedimento assistido pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

O trabalho integrado conta ainda com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Por volta das 19h20, o paciente Nivaldo Lima embarcou com destino a Porto Velho. Desde a saída do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz, onde estava internado, até o momento do embarque, agentes do FPS estiveram no local coordenando as ações e prestando o serviço de apoio psicossocial ao paciente e seus familiares.

“Nós estamos fazendo o apoio familiar, estamos fazendo a acolhida do paciente e, nesta acolhida, a gente entra em contato com os familiares da cidade de origem, a gente tenta fazer um feedback paciente-hospital-família, para deixá-los cada dia mais tranquilos, acalmar, tirar um pouco a ansiedade dos pacientes e dos familiares também”, destaca a assessora técnica do FPS, Michelle Braga.

De acordo com Michelle, a alta do primeiro paciente transferido por meio da operação do Governo do Amazonas demonstra que o trabalho integrado entre pastas, que atuam tanto no tratamento direto do paciente na unidade de saúde, como na logística de transferência e na assistência social e psicológica, já surte efeito e foi fundamental para a rápida recuperação.

“Eu acho que foi um trabalho exemplar, por ser o primeiro até, e rapidinho. Ele chegou aqui no sábado, conseguimos ter o contato com a família, fazer todo esse aporte junto com a família, hospital. E graças e Deus esse paciente conseguiu se recuperar e hoje já conseguimos embarcar”, avalia.

Paciente

Silvano Oliveira, 42 anos, esteve internado no HPS Delphina Aziz, unidade de saúde referência no tratamento da Covid-19, localizada no bairro Santa Etelvina, zona norte da capital. A transferência ocorreu após Silvano apresentar piora no estado de saúde e não conseguir acesso a um leito em Rondônia, estado que enfrenta o colapso no sistema de saúde após o aumento no número de casos. O paciente recebeu alta na tarde desta segunda-feira (22/03) e foi recebido por familiares que residem em Manaus.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.