terça-feira, 20 fevereiro, 2024
terça-feira, 20 fevereiro, 2024

Pacientes bariátricos rendem homenagens a Sidney Chalub pelo resgate a autoestima e saúde

Em

Pacientes bariátricos, atendidos na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) no decorrer deste ano, homenagearam o cirurgião Sidney Chalub no último sábado (18/11). Ele, que coordena o programa de cirurgias bariátricas na unidade de saúde, tem sido responsável pelo resgate da saúde e da autoestima de, pelo menos, 40 pessoas até esta data.

Os pacientes reuniram-se em um momento de confraternização e aproveitaram para entregar à Chalub um troféu de agradecimento pelo feito.

“Agradecemos pela sua dedicação em nos proporcionar saúde e melhor qualidade de vida” era a frase gravada no troféu dado ao cirurgião e outros profissionais que compõem a equipe multidisciplinar de Chalub, como o cirurgião Odaly Jr, a psicóloga Gisele Roque e a nutricionista Samara Martins.

“Foi um experiência maravilhosa. Um momento importante da minha vida profissional e pessoal. A gente trabalha o dia todo com uma equipe multidisciplinar e é nestes momentos que a gente vê que fazemos a diferença na vida dos outros. Estou muito feliz, honrado e agradecido a Deus por ter esse privilégio de participar da transformação de muita gente”, destacou Chalub após a homenagem.

Autoestima renovada
Há 8 meses, a administradora e publicitária Roberta Aguiar, de 41 anos, vive uma nova fase. Além de gostar do que tem visto no espelho, ela conta que já não toma remédios para azia e que não sofre com reflexos e, ainda, que a qualidade da respiração e do sono estão bem melhor.

“Eu mesma fico impactada com tamanha mudança física e com as coisas que posso fazer, vestir e com a sensação de pertencimento. Me olhava no espelho e não conseguia reconhecer aquela pessoa que estava ali à frente. Diabetes, se um dia tive, nem lembro mais. Tudo isso graças à dedicação do doutor Sidney Chalub que sempre me disse que eu perderia peso e ganharia vida. Já se foram 35 Kg e sinto rejuvenesci uns 35 anos também”, relatou Roberta.

Outra paciente do programa de bariátrica da FHAJ é a Raimundo Georgina de Lima Gadelha, de 64 anos. Ela conta que desde à infância já travava luta contra a balança e, por vezes, tentou “dietas mirabolantes”, sem dar atenção aos aconselhamentos de profissionais.

Com o avançar do tempo, vieram as dores nas articulações, insônia, ansiedade, diabetes, hipertensão e, claro, a dependência numa infinidade de medicamentos. Jóia, como a paciente é carinhosamente chamada, conta que o mais difícil era não ter capacidade de interagir em passeios familiares por causa das intensas dores que a impediam de um ato que, até então, era simples: caminhar.

Em março deste ano, Jóia iniciou o protocolo de consultas e exames e, há cerca de três meses renasceu, cheia de alegria e vontade de viver ainda mais.

“Foi uma virada de chave na minha vida e eu criei força de vontade, vontade de andar sozinha, vontade de passear por mais de 10 metros com meus filhos, netos, vontade de viver. No processo, conheci profissionais extremamente incríveis, além de conhecer amigos que levarei pra vida. Os médicos foram totalmente acolhedores e compassivos, que não tive receio algum da cirurgia. Ver os resultados no meu corpo, na minha vida a cada mês que passa, a cada mudança de dieta, é incrível. Não tem como não ser grata a tudo isso que fez eu reviver, me amar, ganhar novas possibilidades de viver coisas extraordinárias. Hoje eu sei que a obesidade é uma das piores doenças, ela é silenciosa, dolorida e traz feridas que atingem toda família”, disse a paciente.

Sidney Chalub
Cirurgião geral e do aparelho digestivo, o médico tem duas décadas de experiência e serve de inspiração aos novos profissionais que se projetam na área.

Só no segundo semestre deste ano, por exemplo, Chalub contribuiu com seu conhecimento em congressos realizados em Florianópolis e no Rio de Janeiro. Ele também foi palestrante na Jornada Norte/Nordeste da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).

Além de ser o responsável pelo programa de cirurgias bariátricas na FHAJ, Chalub também liderou as jornadas cirúrgicas de videolaparoscopia no município de Parintins este ano.

Sidney Chalub é membro da nova gestão do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM) e mestre do Colégio Brasileiro de Cirugiões.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.