quarta-feira, 17 abril, 2024
quarta-feira, 17 abril, 2024

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Em

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus, comemora seus 15 anos de existência com uma programação especial aberta ao público e voltada, principalmente, para o público estudantil, acadêmico e universitário.

Aline Santana, diretora do Departamento de Gestão de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, compartilhou detalhes empolgantes sobre as atividades planejadas para a celebração dessa data tão importante para a cultura regional.

A diretora explica que a programação foi cuidadosamente elaborada para oferecer informações valiosas sobre o patrimônio material e imaterial presente no Palacete Provincial (localizado na praça Heliodoro Balbi, a Praça da Polícia). Dividida em duas partes: manhã (9h às 10h30) e tarde (13h30 às 15h30), a programação será recheada de aprendizados.

Pela parte da manhã, a equipe do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa vai liderar uma mesa redonda sobre o patrimônio imaterial, com a participação de colaboradores da secretaria e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Essa interação promete ser instrutiva e colaborativa, proporcionando uma visão abrangente sobre o tema.

E pela tarde, a programação continua com enfoque no patrimônio material, contando novamente com a participação de colaboradores do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da secretaria e um convidado especial do Iphan. As atividades contarão com a presença de atrações culturais importantes, pela parte da manhã Simone Ávila vai cuidar da recepção do público e pela tarde o Palacete receberá o cantor Edilson Santana.

O encerramento das celebrações será marcado por um tour guiado pela equipe do DPH pelas dependências do Palacete. Durante o passeio, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto áreas do prédio que foram restauradas e modificadas para atender ao espaço como o Centro Cultural.

Legado

O prédio foi fundado em 1874 e, por mais de 100 anos, funcionou como Quartel da Polícia Militar do Amazonas. Em 24 de março de 2005, passou por um restauro, sendo reinaugurado em 2009, com o espaço sendo aberto para visitação pública e gratuita, recebendo visitantes interessados em conhecer os acervos e coleções de artes dos museus, e que, também, participam dos eventos culturais que acontecem no local, atraindo crianças, jovens e adultos.

O Palacete conta com quatro museus em seu interior, incluindo o Museu da Imagem e do Som do Amazonas, o Museu Tiradentes da Polícia Militar, a Pinacoteca do Amazonas e o Museu de Numismática Bernardo Ramos. O espaço oferece um ambiente agradável para exposições temporárias e diversas atividades culturais.

Com uma programação de aniversário focada em promover o conhecimento e cultura, o Palacete Provincial continua enriquecendo a vida cultural da cidade, funcionando como um espaço de encontros e inspirações para o público e levando adiante seu grande legado.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.