quarta-feira, 1 maio, 2024
quarta-feira, 1 maio, 2024

Palco Virtual de música abre a temporada com shows  

Em

De 3 a 6 fevereiro (quinta-feira a domingo), o Itaú Cultural dá a largada para sua programação musical, estreando a temporada 2022 do Palco Virtual com shows gravados e ao vivo, sempre às 20h, com exceção de domingo, que começa às 19h. Na primeira data, a cantora, compositora e guitarrista baiana, Jadsa, mostra pela primeira vez a mistura de samba e rock do seu primeiro disco autoral.  Na sexta-feira, é a vez da DJ e cantora paraibana Luana Flores apresentar composições com temáticas sobre gênero, sexualidade e território, que integram seu novo álbum. O final de semana começa com o show do grupo acreano Los Porongas, que toca seus grandes sucessos pautados pelo rock alternativo. Para fechar a programação, no domingo, o rapper Thiago Elniño apresenta, na íntegra, as músicas do seu mais recente disco de trabalho.

As apresentações acontecem via Zoom e os ingressos, gratuitos, já podem ser reservados pela plataforma Sympla (confira o link em www.itaucultural.org.br).

No dia 3 de fevereiro, quinta-feira, às 20h, a cantora, compositora e guitarrista Jadsa toca pela primeira vez as faixas do seu disco de estreia. Olho de vidro (2021) é marcado pela presença tanto de elementos da cultura local da cidade de Salvador, quanto de referências exteriores, as quais transitam entre diferentes sonoridades, que vão do samba ao rock.

No dia seguinte, no mesmo horário, Luana Flores apresenta as músicas do dançante disco Nordeste Futurista (2021). Com uma fusão entre o eletrônico e os ritmos da cultura popular nordestina, a DJ, percussionista, cantora e compositora mostra para o público sua personalidade musical, pautada no empoeiramento feminino. O destaque fica por conta do hit Mulher Bicho Solto.

Final de semana 

No sábado, o Palco Virtural é do grupo acreano Los Porongas. Considerada como um dos grandes nomes da cena alternativa do rock brasileiro e que foi um dos contemplados do programa Rumos Itaú Cultural 2007-2009, a banda formada por Diogo Soares (voz), Carlos Gadelha (guitarra), Márcio Murad (baixo) e Xavier Francisco (bateria) toca, a partir às 20h, músicas dos três álbuns lançados: Los Porongas (2007), O Segundo Depois do Silêncio (2011) e Infinito Agora (2015).

Para concluir a programação, no domingo, às 19h, o rapper Thiago Elniño mostra para o público as faixas do seu novo disco, Correnteza (2021). Em uma transição por diversos gêneros musicais, do rap ao samba, do afrobeat ao dub, as letras do compositor carioca são acolhedoras e ao mesmo tempo com temáticas fortes, como na música Dengo, com versos como “Famílias pretas são sementes de comunidades vivas/ Por isso que eu dou minha vida/ Pra nunca deixar morrer”.

Também educador e pedagogo em escolas e espaços públicos de educação, Elniño criou o projeto Disco Escola Correnteza. Nele, compartilha com artistas iniciantes o processo de construção do disco, assim como fala sobre passos básicos para a autogestão de uma carreira artística.

Sobre os convidados 

Jadsa é baiana, nascida em Salvador, cantora, compositora, guitarrista e produtora musical. Lançou o EP Godê (2015), produzido por ela em parceria com o coletivo Tropical Selvagem, e o EP TAXIDERMIA vol. 1, em parceria com João Milet Meirelles, lançado pela Balaclava Records

Luana Flores é uma beatmaker que vem se destacando na cena musical por desenvolver um trabalho apresentando temáticas como gênero, sexualidade e território. A paraibana é uma das fundadoras do grupo Coco das Mana, que nasceu em 2016 e serviu de pontapé inicial para a sua pesquisa sobre a fusão entre o eletrônico e os ritmos da cultura popular nordestina, servindo como uma ferramenta social para o empoderamento feminino.

Los Porongas é uma banda criada no Acre, em 2003, e que tem três discos lançados. Hoje, considerados um dos grandes nomes da cena alternativa do rock brasileiro no século XX, o vocalista Diogo Soares, o guitarrista Carlos Gadelha, o contrabaixista Márcio Murad e o baterista Xavier Francisco já se apresentaram em importantes palcos de São Paulo, entre eles o Auditório Ibirapuera, Itaú Cultural, Sesc Pompeia e Centro Cultural São Paulo.

Thiago Elniño nasceu em Volta Redonda (RJ) e tem se destacado na última década entre os artistas que têm lançando produções reconhecidas pelo público e pela crítica. Uma das produções do rapper fluminense é o disco Pedra, Flechas, Lanças, Espadas e Espelhos (2019), que reuniu participações de Luedji Luna, Tássia Reis e Rincón Sapiência. Já o álbum recente Correnteza (2021) conta com a participação de Zé Manoel, Mingo Silva, Caio Prado, Luciane Dom e Sant.

 

SERVIÇO

Palco Virtual Música 

De 3 a 6 de fevereiro (quinta-feira a domingo) 

 

Jadsa (show gravado) 

Dia 3 de fevereiro (quinta-feira), às 20h

Classificação indicativa: livre

Duração: aproximadamente 60 minutos

Em plataforma Sympla/Zoom

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento-online/jadsa/1462291

 

Luana Flores (ao vivo) 

Dia 4 de fevereiro (sexta-feira), às 20h

Classificação indicativa: livre

Duração: aproximadamente 60 minutos

Em plataforma Sympla/Zoom

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento-online/luana-flores/1462296

 

Los Porongas (show gravado) 

Dia 5 de fevereiro (sábado), às 20h

Classificação indicativa: livre

Duração: aproximadamente 60 minutos

Em plataforma Sympla/Zoom

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento-online/los-porongas/1462295

 

Thiago Elniño (ao vivo) 

Dia 6 de fevereiro (sábado), às 19h

Classificação indicativa: livre

Duração: aproximadamente 60 minutos

Em plataforma Sympla/Zoom

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento-online/thiago-elnino/1462293

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.