sexta-feira, 12 abril, 2024
sexta-feira, 12 abril, 2024

Panorando celebra eventos em Manaus e prepara espetáculo para o Mato Grosso

Em

Panorando celebra eventos em Manaus. Com mais de 1,5 mil pessoas alcançadas, a Panorando Cia e Produtora celebra a realização de dois grandes eventos em Manaus. Agora, o grupo se prepara para apresentar um espetáculo ao público do Mato Grosso, no dia 17 de novembro. 

Na bagagem, a companhia amazonense leva a recente experiência de dois grandes eventos realizados em Manaus: o ‘Festival 5 Minutos em Cena’ e o espetáculo ‘As Cores da América Latina’. 

‘Festival 5 Minutos em Cena’

Com o ‘Festival 5 Minutos em Cena’, realizado de 13 a 15 de setembro, em Manaus, a Panorando alcançou mais de 800 pessoas. Neste ano, o evento focou na dança. Nos dois primeiros dias da programação, as atividades se concentraram em escolas públicas da capital. 

Ao todo, 85 estudantes participaram de oficinas gratuitas de dança, na Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus. Cerca de 200 estudantes assistiram a espetáculos do festival na Escola Estadual de Tempo Integral Zulmira Bittencourt, no bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus. 

No dia 15 de setembro, o ‘Festival 5 Minutos em Cena’ chegou ao Teatro Amazonas, com 11 espetáculos de dança. Cerca de 600 pessoas prestigiaram as apresentações. 

O organizador do evento, Fábio Moura, comemora os resultados. “Esta edição de 2023 se mostrou muito importante para o nosso cenário da dança, principalmente pelo caráter diversificado dos estilos de dança que compuseram o evento, reforçando a necessidade de nos aproximarmos de artistas com olhares diferentes dos nossos”, ressaltou. 

Ele também confirmou a realização do ‘Festival 5 Minutos em Cena 2024’. “Será uma edição que voltará a contemplar o trabalho de circo, teatro e performance, além da dança”, afirmou. Panorando celebra eventos em Manaus.

Espetáculos ‘As Cores da América Latina’

Já com o espetáculo de dança ‘As Cores da América Latina’, a Panorando alcançou mais de 700 pessoas.

O espetáculo, que já tinha circulado por Pernambuco e Rondônia, passou por três terminais de ônibus de Manaus (o T3, T4 e T5) nos dias 23, 24 e 25 de setembro, alcançando cerca de 210 pessoas.

A apresentação no Teatro Amazonas aconteceu no dia 27 de setembro. Um público de 500 pessoas acompanhou a programação no local.

“A gente sai dessa primeira circulação com um resultado que nos deixa muito satisfeitos com o trabalho realizado por nove meses na montagem desse espetáculo, desde a elaboração, pré-produção do projeto, e chegou no Teatro Amazonas com um público extremamente carinhoso, que faz todo esse processo valer a pena”, disse Fábio Moura.

Apresentação no Mato Grosso

Atualmente, a Panorando se prepara para fazer uma apresentação no Festival Velha Joana, em Primavera do Leste, no Mato Grosso, no Centro-Oeste do Brasil. Desta vez, a companhia vai apresentar o espetáculo ‘Sodade’. 

A apresentação chega ao palco do festival mato-grossense no dia 17 de novembro de 2023. 

De acordo com Fábio Moura, o espetáculo amazonense foi selecionado entre 522 propostas. “A gente ficou muito feliz de ter recebido esse reconhecimento do nosso trabalho. O resultado reúne diversas referências que nós temos nas artes cênicas, diversos grupos em que nós nos inspiramos. Vai ser um prazer sem tamanho levar o nosso espetáculo para o Festival Velha Joana”, destacou. 

O espetáculo ‘Sodade’ também foi convidado pelo Ministério da Cultura para integrar a programação do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que vai ocorrer de 8 a 12 de novembro em Belém, capital do Pará.

Inspirado no imaginário nordestino, ‘Sodade’ mistura as linguagens da dança, música e circo. Em cena, um grupo apresenta recordações após o falecimento de um amigo. Romances e diversão são trazidos à tona.

Equipe 

Fábio Moura assina a direção geral das apresentações da Panorando Cia e Produtora. A coordenação artística é de Talita Menezes. Os eventos contam com produção de Ana Carol Nunes, Benner Siqueira, Reysson Brandão e Marcos Telles.

As apresentações em Manaus contaram com o apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

Panorando

A Panorando Cia e Produtora foi fundada em 2016, para integrar profissionais das artes em Manaus. Em 2017, o grupo passou a atuar como produtora de eventos e de espetáculos de dança e teatro.

O ‘Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance’ é um dos destaques das produções da Panorando. Em 2018, a companhia recebeu uma Menção Honrosa da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), o Troféu Jurupari, pela realização do evento.

O grupo também produziu os espetáculos in process: curumins (2017); Notas Sobre Ela (2017); 1960: título interino (2018); Jamais Fomos Modernos (2018/2019) e Sodade (2019/2020). 

A companhia já circulou com espetáculos no Amazonas e nos estados do Pará, Pernambuco e Minas Gerais. 

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.