terça-feira, 28 maio, 2024
terça-feira, 28 maio, 2024

Parque Amazonino Mendes avança com obras no Caps e na cobertura de quiosques

Em

O futuro Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), em construção dentro do parque Amazonino Mendes, obra da Prefeitura de Manaus, recebe serviços de concretagem em laje e vigas no platô B da intervenção. O projeto está criando um novo espaço público e de qualidade entre as zonas Leste e Norte. O Caps terá 626,20 metros quadrados de área construída.

O projeto arquitetônico do parque é do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Ainda no platô B, a empreitada avança com cobertura de quiosques; implantação de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE); conclusão da rede de esgoto e drenagem dos quiosques; e montagem de gradil.

Já no platô A da obra, os operários trabalham na construção do canteiro; montagem do alambrado externo; cobertura do conjunto de quiosques; e construção de playground e playground inclusivo.

O prefeito David Almeida anunciou a entrega da obra para outubro, como parte das comemorações de aniversário da cidade de Manaus. A etapa que será inaugurada tem aproximadamente 1 quilômetro de extensão, incluindo desde quiosques gourmetplayground, quadras esportivas, pista de caminhada até ciclovia, estacionamentos, academia ao ar livre, espaço multiuso e playpet.

“A segunda etapa do parque, com a parte de concepção artística e área temática, foi licitada e, em breve, iniciam as obras desta fase, que vai complementar a estrutura urbana e garantir um espaço público de grande qualidade entre as zonas mais populosas da capital”, afirmou o diretor-presidente do instituto, engenheiro Carlos Valente.

A terceira etapa de construções no parque, a estrutura de um habitacional com 180 unidades, tem previsão de conclusão para junho de 2024. O habitacional está dividido em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds.

Intervenção

A intervenção da prefeitura vai dar às zonas Norte e Leste uma área inédita de lazer e turismo para a população, sendo o primeiro parque linear com essa escala na capital amazonense.

Para atender todas as faixas etárias e grupos de população, como Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida, o parque linear terá inéditos playground inclusivo e um play pet. O espaço multiuso servirá para abrigar diversas atividades, tanto esportivas, como a zumba, quanto culturais, com apresentação de artistas.

Com uma área tão rica e um tecido urbano a ser reabilitado, o projeto vai criar uma área pública de qualidade, entremeadas por calçadas arborizadas e mobiliários de uso coletivo, permitindo aos moradores resgatar os vínculos e o senso de pertencimento com os espaços ao ar livre e às margens de um igarapé.

A obra é parceria da atual gestão municipal com o governo do Estado e busca transformar a realidade dos moradores das zonas mais populosas da cidade.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.