terça-feira, 7 maio, 2024
terça-feira, 7 maio, 2024

Pesquisa nacional aponta que mais de 80% dos animais abandonados são cães adultos

Em

Mês em que é comemorado o Dia Internacional dos Direitos dos Animais (10/12), dezembro recebeu a cor verde desde 2015 para conscientizar sobre a guarda responsável de animais de estimação e combater o abandono e maus tratos. O período que compreende o último mês do ano, janeiro e fevereiro, é o que mais se registram abandono de animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam hoje mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil.

De acordo com a pesquisa nacional Animais Abandonados e Devolvidos realizada pelo Cobasi Cuida, pilar social da Cobasi, cerca de 81,5% dos pets abandonados são cães, 80,4% deles são adultos e, em sua maioria, SRD (sem raça definida). Os vira-latas pretos e caramelos são os que mais sofrem com o abandono no Brasil. Entre os cães de raça, os mais citados foram Pitbull, Shih Tzu e Chow Chow.

Ainda que representem menos casos, entre os felinos também se destacam os gatos vira-latas, totalizando 97,5% dos abandonos. Siameses e Persas também foram citados durante a pesquisa. Já a faixa etária mais predominante foi a de gatos filhotes, e a pelagem, preta.

Os dados levantados pela pesquisa do Cobasi Cuida também apontaram os motivos mais comuns para o abandono. Segundo esses, 66,7% dos abandonos são motivados por mudança de residência. Outras causas frequentes foram mudanças na rotina do tutor, o outro animal da casa não se adaptar ou impossibilidade de cuidar de doenças do pet.

Durante os meses de férias (julho, dezembro e janeiro), 94,4% relataram aumento no número de animais abandonados. Além disso, 83,3% dos entrevistados registraram devoluções após a adoção de animais, sendo que 85,4% destes foram cães.

Portanto, a pesquisa ilustra que é necessário que a adoção seja planejada, uma vez que, em geral, todos os motivos poderiam ter sido evitados ao tomar-se a atitude correta frente aos contratempos, como com o adestramento, aumento no nível de atividade e enriquecimento ambiental. O estudo foi realizado com 54 ONGs e protetores independentes para compreender o perfil dos animais abandonados e devolvidos no país.

Na plataforma do Cobasi Cuida há mais informações sobre guarda responsável de pets, além de ser possível encontrar cães e gatos para adoção. Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis no blog da Cobasi.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.