domingo, 28 abril, 2024
domingo, 28 abril, 2024

Por que as lentes de contato dentais quebram e caem?

Em

A espessura das lentes de contato dentais é em média 0,2 a 0,3 mm podendo variar de acordo com a estrutura do dente e a necessidade de cada caso.

Há casos onde o esmalte do dente necessita de grandes desgastes, por estar comprometido com alteração de cor ou cáries e restaurações antigas. Onde nestes casos as lentes serão um pouco mais grossas.

Recentemente a ex-bbb Larissa quebrou sua lente de contato dental num churrasco, o que pode ser a causa das lentes chegarem a esse ponto?

A cirurgiã dentista Dra. Bruna Conde cita alguns motivos que podem levar a quebra das lentes: Pode ser um ou mais motivos ao mesmo tempo.

Saúde das gengivas

“O paciente pode não estar com saúde gengival. Gengiva inflamada ajuda soltar as lentes.
É necessário antes de instalar as lentes, verificar a saúde oral e estar com a gengiva saudável.” Esclarece a especialista em periodontia.

Higiene das lentes

“Muitos pacientes não sabem como higienizar as lentes ou tem receio de escovar e passar fio dental. A falta de higiene auxilia no mau hálito ao redor da lente e consequentemente na sua remoção.” conta Bruna Conde.

Material utilizado para cimentar “colar” as lentes inadequado e/ou material das lentes inadequado

Estruturas que auxiliam na correção de problemas dentários, as lentes de contato dental podem ser usadas em apenas um ou em vários dentes, a depender do diagnóstico e da prescrição do dentista. Segundo a cirurgiã dentista Dra. Bruna Conde, o material de confecção das lentes de contato dental é bastante importante para o resultado do tratamento.

Mordida do paciente

Precisa realizar o ajuste da lente para checar o ponto de contato entre dentes para saber se a lente esta ou não bem adaptada. Por outro lado, a técnica não é recomendada para dentes fracos e que apresentam grande possibilidade de cair, má oclusão (disfunção entre as arcadas superior e inferior da boca), sobreposição de mordida e desgaste de esmalte dental devido a problemas na higiene bucal.

Falta de ida nas manutenções

Assim como dentes as lentes exigem manutenção periódica. A manutenção das lentes de contato dental é bastante simples, uma vez que o material não costuma perder a cor natural e tem uma longevidade de 10 a 15 anos de uso. No entanto, é preciso fazer visitas ao dentista para cuidar da saúde bucal, examinando-se semestral ou anualmente e de forma pontual quando sentir algum desconforto na boca.

Alimentação

Cuidados referentes a alimentação devem ser passados ao paciente principalmente nas lentes recém instaladas.

“De toda forma, a recomendação para quem opta por esse procedimento é evitar alimentos com consistência dura, deixar de roer as unhas e não abrir embalagens de produtos com os dentes, alimentos muito pequenos que entram entre dentes, alimentos que exigem morder diretamente, opte sempre por usar talheres. Uma vez que o impacto dessas atividades pode danificar as camadas ultrafinas das lentes.” Finaliza a Dra. Bruna Conde.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.