domingo, 5 maio, 2024
domingo, 5 maio, 2024

Prefeitura abre comemorações do aniversário da cidade com a ‘2ª Mostra de Arte Indígena’ ampliada

Em

Abrindo as comemorações de 353 anos do aniversário da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus lança, no dia 5 de outubro, às 16h, no Palácio Rio Branco, no centro histórico, a 2ª Mostra de Arte Indígena de Manaus 2022.

Para essa edição especial ampliada, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura) convidaram 26 artistas de 12 povos indígenas residentes em Manaus, que vão expor obras de arte, como quadros, esculturas e vestimentas com grafismos, expressando culturas e cosmologia.

“Pelo forte simbolismo e presença das culturas dos povos originários na formação da cultura manauara, o prefeito David Almeida fortaleceu a ação e ampliou o projeto da mostra indígena que, na sua primeira edição, exibiu as obras de oito artistas de cinco povos e, na atual, terá representação de 12 etnias e 26 artistas”, destacou  o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

Devido ao sucesso e repercussão da primeira edição da Mostra Indígena de 2021, o presidente do Concultura, Tenório Telles, explicou que a exposição deste ano vem recheada de novidades, para mostrar a riqueza e diversidade da cidade multicultural que é Manaus e que abriga tantos povos. “Somos a capital indígena do país, e, por isso, precisamos dar o justo e merecido espaço nas comemorações que marcam o aniversário de Manaus”, explicou Telles.

A curadoria da mostra é feita pelo antropólogo e professor João Paulo Barreto Tukano, que participou da primeira mostra, e a produção é da artista visual Monik Ventilari. Eles destacam que a próxima mostra terá a presença de artistas de renome nacional, como a artista Duhigó (povo tukano) e Dhiani Pa’saro (wanano), dois artistas veteranos no mercado das artes no segmento indígena.

A “Mostra de Arte Indígena de Manaus” é uma das ações culturais mais expressivas do país, pelo reconhecimento que faz da ancestralidade indígena local.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.