sexta-feira, 12 abril, 2024
sexta-feira, 12 abril, 2024

Prefeitura abre inscrições para os Prêmios Literários Cidade de Manaus 2024

Em

Escritores e ensaístas já podem se inscrever para concorrer à 13ª edição dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2024, lançado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), nesta quinta-feira, 21/3, no Casarão Cassina, praça D. Pedro II, no Centro Histórico. O valor total da premiação é de R$ 80 mil, dividido em prêmios de R$ 8 mil, para cada um dos dez gêneros literários estabelecidos no edital.

Na presença de professores, escritores, alunos e artistas, o presidente do Concultura, Neilo Batista, agradeceu o apoio das academias de Letras a este prêmio, que tem contribuído para o desenvolvimento da literatura manauara, amazônica e brasileira. “A Literatura e a cultura feitas com paixão resultam em autores e obras fundamentais para a evolução da sociedade e do mundo das letras. Precisamos unir forças para quebrar a frieza explorada no mundo digital e levar esperança aos corações e mentes”, sugeriu.

Para o vice-presidente do Concultura, Carlos Guedelha, o lançamento deste edital é a materialização de uma oportunidade rara para os escritores dos mais variados gêneros literários receberem uma boa premiação pela sua produção e, ao mesmo tempo, terem as suas obras publicadas. “Trata-se de uma ação que visa ampliar o segmento literário na cidade e incentivar os novos escritores a continuarem exercitando a escrita criativa”, comentou.

Entusiasta da literatura como veículo de difusão da cultura maçônica, o presidente da Academia Amazonense Maçônica de Letras, Jurimar Collares Ipiranga, contou que a contribuição da maçonaria é fundamental para a história e literatura nacional e local. “Tivemos, ao longo da história, vultos basilares como Bonifácio Andrada, presidentes da república, governadores, e em Manaus, a luta da maçonaria para a abolição da escravatura. São muitas as passagens e feitos que as letras, e concursos como os Prêmios Literários Cidade de Manaus tem muito a incentivar a contar”, pontuou.

Para o conselheiro de Literatura, Bosquinho Poeta, um prêmio desse, a nível nacional, reúne novos literatos que buscam aparecer no mundo das letras. “Para nós, de Manaus, que participamos da literatura, que vivemos o momento, eu convido a todas as pessoas envolvidas na literatura, na nossa cultura, a participar desse prêmio, que é de uma ‘superimportância’, não só pra nossa cidade de Manaus, mas também toda literatura, pois temos essa herança tão rica que nos foi deixada e temos que resgatar sempre e promover”, ressaltou Bosquinho.

Gêneros

Os gêneros literários que podem concorrer são: romance ou novela (prêmio Álvaro Maia), contos (prêmio Arthur Engrácio), crônicas (prêmio Péricles Moraes), poesia (prêmio Violeta Branca), ensaios (prêmio Samuel Benchimol), memória ou jornalismo literário (prêmio Áureo Nonato), infantojuvenil (prêmio Alfredo Fernandes), teatro (prêmio Álvaro Braga), ensaio sobre tradições populares (prêmio Mário Ypiranga Monteiro) e temática amazônica (prêmio Djalma Batista). As obras vencedoras serão publicadas em formato digital e/ou impresso.

Inscrições

O período de inscrição acontece de 21/3 a 20/4, exclusivamente por meio do portal do Concultura, no endereço eletrônico: https://concultura.manaus.am.gov.br/premio-literario  

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.