sábado, 18 maio, 2024
sábado, 18 maio, 2024

Prefeitura é homenageada com medalha da Polícia Militar

Em

A Prefeitura de Manaus, por meio do diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, recebeu a Medalha Cândido Mariano, comenda concedida pelo Comando-Geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A cerimônia de outorga da medalha aconteceu na sexta-feira, 16/12, no Palacete Provincial, localizado na praça Heliodoro Balbi, Centro.

A homenagem é uma das mais tradicionais da agenda anual da Polícia Militar do Amazonas, que na ocasião fez a entrega de condecorações e honrarias aos policiais militares que se destacaram em suas atividades funcionais, serviços operacionais e administrativos no decorrer do ano, bem como agraciou com a Medalha Cândido Mariano autoridades civis e militares que contribuíram para o engrandecimento da instituição.

A Manauscult participa ativamente na promoção, desenvolvimento e articulação de ações na área de cultura, artes, turismo e eventos. Este ano, com a volta dos megaeventos e da temporada de cruzeiros marítimos, as ações em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) garantiram não apenas segurança, mas, também, geração de postos de trabalho e reconhecimento nacional, como por exemplo o festival #SouManaus – Passo a Paço 2022 e o Boi Manaus, destaque na Revista Caras.

“Diante da necessidade de aumentar a eficiência das operações de promoção turística e cultural da nossa cidade, firmamos parceria com a Polícia Militar, que atuou de forma integrada com a Guarda Municipal em todos os eventos, bem como no receptivo aos turistas estrangeiros com o serviço especializado da Polícia Turística do Amazonas (Politur), garantido êxito em todas as ações e engrandecendo a gestão pública municipal e estadual. Motivo de muita satisfação para todos nós”, comentou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

Ao fim das homenagens, foi realizado um desfile militar, com destaque para a “Tropa de Canudos”, que desfilou acompanhada pela banda de música da Polícia Militar e tropa motorizada.

História

A solenidade da última sexta-feira é uma das mais tradicionais da Polícia Militar e faz alusão ao retorno da tropa da Polícia Militar do Amazonas da “Guerra de Canudos”, conflito armado cujos confrontos se estenderam de 1896 a 1897, envolvendo o Exército brasileiro e Forças Públicas de Segurança contra uma comunidade liderada por Antônio Vicente Mendes Maciel, o “Antônio Conselheiro”, em Canudos, no sertão do Estado da Bahia. A comunidade era considerada pelas autoridades um foco monarquista na República recém-instaurada. O 1º Batalhão de Infantaria da Polícia Militar do Amazonas, comandado pelo tenente-coronel PM Cândido Mariano, foi destacado para participar do conflito.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.