quarta-feira, 28 fevereiro, 2024
quarta-feira, 28 fevereiro, 2024

Prefeitura encerra ‘Novembro Azul’ com mais de 65 mil atendimentos ofertados ao público masculino

Em

A Prefeitura de Manaus encerrou a programação do “Novembro Azul”, mês de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, com mais de 65 mil atendimentos ofertados à população masculina. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a agenda incluiu ações de saúde voltadas a policiais e trabalhadores da infraestrutura municipal e da construção civil, além do reforço da atenção à saúde do homem na rede básica.

Uma das últimas ações da programação ocorreu nesta quinta-feira, 30/11, no Comando de Policiamento de Área (CPA) Leste da Polícia Militar (PMAM), onde profissionais da Semsa ofertaram serviços da atenção básica às tropas. Ainda na data, a secretaria intensificou ações de saúde do homem nas Unidades de Saúde da Família (USF) José Rayol e Lúcio Flávio, ambas na zona Sul, e ofertou assistência básica a operários de um canteiro de obras na zona Norte.

O chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem, Meirivaldo Viana, ressaltou que a estratégia da Semsa de levar as ações do “Novembro Azul” a locais de grande concentração de homens, como os canteiros de obras, possibilitou alcançar usuários com menor disponibilidade de tempo para comparecer nas unidades de saúde. Entre eles, estão 600 policiais militares e 800 trabalhadores da infraestrutura municipal, que foram atendidos ao longo da programação.

“Tivemos uma boa aceitação do público externo, pois levamos os serviços oferecidos nas unidades de saúde até o local de trabalho deles. Eles puderam aproveitar os atendimentos sem se ausentar do serviço e ficaram mais motivados em participar das ações”, relatou.

Meirivaldo enfatizou que as unidades de saúde ofertam ações de prevenção e promoção da saúde para usuários ao longo de todo o ano, e reiterou a importância de uma maior atenção à saúde entre o público masculino, orientando os usuários a buscar a rede de Atenção Primária à Saúde (APS) para a prevenção de agravos e acesso aos serviços da assistência básica.

“Encerramos o ‘Novembro Azul’, mas a atenção à saúde do homem segue durante todo o ano na rede municipal. Inicia agora o cuidado e o autocuidado da população masculina, que deve se manter atenta e buscar sempre atenção adequada nas nossas unidades de saúde”, disse.

Além das ações extramuros, que alcançaram 13 distritos de obra da infraestrutura municipal, quatro canteiros da construção civil e os quatro comandos de área da PMAM, a programação do “Novembro Azul” da Semsa incluiu a “Semana Azul”, com ações em cinco unidades de saúde por distrito, sendo uma semana de atendimento em cada zona distrital.

Ao longo do mês, o acesso e o acolhimento à população masculina também teve reforço nas 214 unidades de saúde da rede municipal.

Ação de saúde

Na quinta-feira, 30/11, último dia do “Novembro Azul”, equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Amazonas Palhano levaram serviços e ações de educação em saúde aos militares do CPA Leste. Foram ofertadas consultas médicas e de enfermagem, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, atualização vacinal, entre outros serviços.

Os profissionais também ofertaram sessões de auriculoterapia e promoveram rodas de conversa com as tropas, tratando de temas como alimentação saudável, tabagismo, atividades físicas e atenção a condições crônicas, como hipertensão e diabetes.

A diretora de Promoção Social do CPA Leste, coronel Rejane Filgueiras, destacou a importância de promover o cuidado em saúde entre a população masculina e expressou gratidão pela parceria com a Semsa Manaus para levar serviços de saúde às equipes da PMAM.

“Os homens são um pouco relapsos com a própria saúde, precisamos ‘cutucá-los’ para estimular esse cuidado. A Polícia Militar também tem essa preocupação, e hoje estamos nessa grande parceria com a Semsa, ofertando saúde em mais uma das nossas unidades”, disse.

Um dos militares atendidos na ação foi o tenente Fabiano Carlos da Silva, que assinalou que a rotina de trabalho na força policial acaba levando os militares a deixar de lado a atenção com a saúde, e se disse satisfeito pelos cuidados recebidos das equipes da Semsa na ação desta quinta-feira.

“Ter essa atividade aqui no comando, trazendo exames e serviços com o intuito de reforçar a prevenção, traz melhoria para a saúde do policial militar e até contribui para a nossa atuação profissional”, concluiu.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.