segunda-feira, 15 abril, 2024
segunda-feira, 15 abril, 2024

Prefeitura orienta banhistas para cuidados na praia da Ponta Negra com a onda de calor

Em

Com a onda de calor prevista para elevar ainda mais as temperaturas no Brasil, nos próximos dias, na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus orienta a população sobre o risco de ficar exposto ao sol intenso, mesmo estando na praia do complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste.

Sol, rio, areia, passeio ao ar livre e diversão é tudo o que se quer no verão, mas é preciso cautela, nos próximos dias, para evitar problemas de saúde. Nesta quarta-feira, 20/9, a cota do rio Negro está em 18,66 metros, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor, válido até sexta-feira, 22/9.

A faixa de areia da praia da Ponta Negra está ampliada com a grande descida das águas, e a prefeitura reforça as orientações para segurança dos banhistas no período. Uma delas é respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas, do Corpo de Bombeiros, e os horários para acesso ao banho no rio. 

Os salva-vidas estão no local para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas. Placas indicativas orientam os frequentadores e devem ser respeitadas para conforto e bem-estar de todos.

Para a segurança dos banhistas, não é permitido o banho no rio Negro após as 17h, quando se perde mais visibilidade nas águas e não há mais guarda-vidas no complexo.

Especialmente na praia, há cuidados a ter para garantia da segurança – e atenção redobrada às crianças, idosos e pessoas com estado de saúde mais vulnerável.

“Nós, do Corpo de Bombeiros Militar, estamos aqui todos os dias no balneário Ponta Negra, provendo a segurança dos banhistas. O período é das 8h às 17h, e delimitamos uma área demarcada com boias, que é considerada a área segura. Todos os dias fazemos o afastamento e aferimos a profundidade, para que o banhista tenha segurança no seu banho. E, orientamos também que não é seguro o banho noturno”, explicou o tenente Daniel Araújo, comandante do Pelotão Fluvial.

Araújo lembrou que o banho noturno no rio Negro é prejudicado devido à falta de visibilidade e também à ausência de guarda-vidas nesse período. “Se trouxer criança, muito cuidado com os pequenos e recomendamos também que não se excedam na bebida, para que o banho e lazer ocorram de forma segura”, disse.

Orientações

Para os dias mais quentes, a recomendação é beber bastante água. Manter-se hidratado, usar proteção solar adequada, preferir estar à sombra e não esquecer de óculos escuros e chapéu.

Na praia, a orientação também para os frequentadores é quanto às proibições de consumo de bebidas em garrafas de vidro; brincar de papagaio (pipa); assim como fazer acampamento. Também é proibido o comércio ambulante não autorizado pela prefeitura.

O público é abordado e orientado sobre a apreensão de objetos proibidos. E, as medidas de prevenção devem ser individuais, com a colaboração da população. Na praia e no balneário também, não é permitido fazer churrasco ou fogueiras.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

Praia

A técnica perene usada na Ponta Negra foi a mesma utilizada em locais famosos, como Copacabana (RJ) e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes. A praia perene da Ponta Negra, que tem 4,8 mil metros quadrados, foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa do complexo, no ano de 2012.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.