sábado, 4 maio, 2024
sábado, 4 maio, 2024

Premiado espetáculo teatral, a trilogia “O outro entre nós” ganha publicação em livro

Em

O teatro de Douglas Rodrigues, dramaturgo e encenador amazonense, eternizado numa publicação inédita. O livro “O outro entre nós” reúne em uma edição especial a premiada trilogia teatral que já circulou pelos principais festivais do Brasil e da Europa. O lançamento virtual da coletânea aconteceu nesta sexta-feira, 18/6, e já está disponível para leitura na plataforma digital Issuu, pelo link https://issuu.com/arteefatoteatro. No mês de julho, a obra ganha a versão física que traz “A Estrada”, “Flecha Borboleta” e “Casa D’agua” e o processo de desintegração da identidade étnica regional.

Para o autor, esta publicação para a posteridade cumpre com um papel essencial da cultura: o registro, a memória e a reminiscência. A trilogia “O outro entre nós” foi várias vezes premiada com os espetáculos “A Estrada e “Flecha Borboleta”, os dois receberam o prêmio Jarupari de Melhor Dramaturgia no Festival de Teatro da Amazônia. “

“Até hoje esse trabalho nunca teve a dimensão que ele merece. As obras, assim como as encenações são premiadíssimas em concursos e editais, no Brasil e no exterior. ‘Flecha Borboleta’ teve temporada na Europa, em 2018; “A Casa D´água” tem convite para ser transformada em cinema, já registrada na biblioteca nacional, porém, sem publicação. Portanto, é um momento oportuno esse lançamento com qualidade profissional e apoio logístico, garantindo resultado singular para a cena da cidade de Manaus”, ressaltou Douglas Rodrigues.

O autor ressaltou que tem sido cada vez mais comum entre os grupos artísticos o investimento no desenvolvimento das obras, entretanto, deixam de publicarem em livros seus trabalhos inéditos.

“É notório a falta de estímulo à criação e à publicação de textos teatrais inéditos, talvez seja justificado pela acessão das novas metodologias da leitura como o e-book, plataformas virtuais ou pelos mecanismos que diminuem os custos da publicação, como o PDF, transmitido de forma imediata e sem custos, porém, perdemos na falta de registro para a posteridade, perdemos as lembranças, as memórias”.

Novo Teatro Amazonense

Em “O outro entre nós”, o presidente da Academia Amazonense de Letras (AAL), Robério Braga, advogado, escritor e pesquisador da história e patrimônio cultural, relembra a trajetória da dramaturgia amazonense em um texto inédito publicado nas primeiras páginas do livro “O outro entre nós” e ressalta a atuação do dramaturgo Douglas Rodrigues, entre outros artistas desta geração, no que clássica como o “Novo Teatro Amazonense”.

“[…] Pouco depois o quase silêncio completo [do teatro], um novo vazio até 1997 quando se deu o renascimento para a grande projeção que perdura. E ainda bem que perdura! Chegavam os novos atores e atrizes, produtores, criadores, diretores, técnicos, cenaristas, figurinistas… O governo compreendia seu verdadeiro papel e o público restabeleceu sua ligação com o teatro”, destaca Robério.

O presidente relembra ainda o Festival de Teatro da Amazônia, quando na condição de secretário de estado de Cultura, teve a oportunidade de premiar as obras de Douglas Rodrigues, a quem saúda como “amazonense da gema”.

O cineasta Zeudi Sousa também presenteia a obra com o texto “Relatos de uma casa ensopada” em referência à inédita “Casa D’agua”, presente do livro.

Trilogia vigorosa

O dramaturgo Sérgio Cardoso, membro da AAL, assina a apresentação da trilogia “O outro entre nós”, para ele, na obra, Rodrigues escreve para construir sua própria encenação, roteirizando através de sua obra nascente e vigorosa.

“A coletânea de textos escritos para a encenação teatral, condensados reúne duas peças já encenadas por seu autor e diretor Douglas Rodrigues, “A Estrada” e “Flecha Borboleta”, e a inédita “Casa D’Água”, construída para o cinema e com certeza para os palcos, constituem-se como propostas da trilogia sobre a desintegração da identidade étnica e cultural Amazônia”, afirma Sérgio Cardoso em suas primeiras linhas da apresentação.

O livro “O outro entre nós” foi contemplado pelo edital Concurso-Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc da Prefeitura de Manaus.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.