sexta-feira, 1 dezembro, 2023
sexta-feira, 1 dezembro, 2023

Professora da rede estadual embarca para o Japão para falar sobre os desafios do ensino da língua japonesa no Amazonas

em

A professora Érica Tomioka, da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, localizada no bairro Japiim, zona sul de Manaus, foi a única do Amazonas e uma das três pessoas selecionadas de todo o Brasil, para representar a comunidade Nikkei no Japão, que tem como finalidade manter a cultura do Japão viva no Brasil. 

Nikkei é uma denominação voltada para descendentes de japoneses nascidos fora do país, ou para japoneses que não vivem no Japão.

Além da professora Érica, o vereador de São Paulo, Rodrigo Goulart, e o empresário Leonardo Massuda, da cidade de Goiânia, também foram selecionados para passar uma semana no Japão, no período de 13 a 22 de outubro, onde apresentarão as atividades diferenciadas desenvolvidas no Brasil. 

Durante a visita, serão realizadas diversas reuniões diplomáticas com representantes do governo japonês. Uma das temáticas é apresentar os desafios do ensino da língua japonesa no estado do Amazonas.

A professora, Érica Tomioka, ressaltou que deve mostrar como funciona o ensino da língua no estado, além de mobilizar os representantes japoneses no intuito de conseguir mais apoio para a formação dos professores nativos, por meio de cursos, treinamentos para os profissionais que já trabalham na rede, entre outros.

“Espero ter a oportunidade de explicar mais sobre as escolas bilíngues públicas do Amazonas, principalmente, as escolas com ensino da língua japonesa, que foi a língua pioneira neste projeto. Dessa forma, busco  levar mais visibilidade e, quem sabe, despertar o interesse do governo e das escolas de lá em oferecerem intercâmbios para os nossos alunos”, explicou.

Érica também falou como se sente honrada em poder representar o Eeti e o Amazonas no cenário internacional.

O Eeti Djalma Batista

Fundada em 1980, a Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Djalma Batista passou a atuar como umas das escolas de tempo integral da Secretaria de Educação e Desporto Escolar, desde 2006. E, em 2016, sob a direção do professor Orlando Moura, a Eeti se tornou a primeira pública bilíngue Português-Japonês do Brasil.

Presente na primeira turma de Letras em Língua Japonesa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e a única formada da rede estadual na época, a professora Érica recebeu a oportunidade de ingressar como coordenadora do ensino bilíngue na unidade escolar. 

Ela contou que tem uma imensa gratidão ao professor Orlando, que lutava contra o câncer e faleceu no último dia 30 setembro, e que pretende fazer uma grande homenagem a ele enquanto estiver no Japão.

“Eu esperava poder mostrar fotos dessa viagem pessoalmente ao professor Orlando Moura, que é um dos causadores por eu ter tido este convite. Ele foi um dos pesquisadores e escritores da proposta bilíngue no nosso estado”, explicou a professora.

Redação W&G
Redação W&Ghttp://portalwg.com.br
A W&G Produções é um pool de comunicação que produz conteúdo editorial exclusivo online, além de eventos especiais para públicos selecionados.
Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.