sexta-feira, 3 maio, 2024
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Projeto ‘Música nas Escolas’ leva arte e acessibilidade para escolas públicas de Manaus

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A música como uma ferramenta poderosa para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social, crianças com deficiência e habilidades múltiplas. Essa é a proposta do projeto “Música nas Escolas: – Uma arte como ferramenta de inclusão social”, desenvolvido pelo músico, pesquisador e professor amazonense Abner Viana, que realizou um concerto didático, aulas e intervenções musicais em duas escolas públicas de Manaus. O resultado das atividades do projeto, que teve o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio do edital Thiago de Mello, poderá ser conferido em uma websérie, que será publicada durante três domingos consecutivos, a partir do dia 3 de setembro, às 10h, no canal Windsavner no Youtube. O link da estreia do primeiro vídeo já está disponível no endereço https://www.youtube.com/watch?v=9hNuh7D5qsE.

Realizada em três etapas, a proposta incluiu uma intervenção musical na Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz (SEDUC), escola modelo, especializada no atendimento a crianças com deficiência visual, autismo e habilidades especiais. Depois, foi realizado um concerto didático na Escola Estadual Professor Ruy Alencar, localizada na Zona Norte de Manaus; o projeto também contemplou uma aula sobre estratégias de inclusão social, direcionada aos docentes e educadores, ministrada por Abner Viana, tendo como alicerce sua especialização em Neuropsicopedagogia e Psicanálise Clínica.

As apresentações e intervenções contaram com a presença dos músicos: Abner Viana (coordenação e saxofone); Rodrigo Andrade (Guitarra); Sérvio Túlio (Contrabaixo Elétrico) e Andrio Dias (Bateria/Vibrafone). “Para cada apresentação didático-musical, tivemos ainda um profissional responsável pela tradução simultânea em libras (linguagem brasileira de sinais), abrangendo os alunos com deficiência auditiva, democratizando assim, o acesso ao conteúdo musical ministrado durante as performances musicais. O resultado das interações está nos registros audiovisuais”, explica Viana.

Repertório e registro audiovisual

Durante os concertos didático-musicais foram incluídas no repertório composições de autores populares da música amazonense, música nacional, e internacional, como: Chico da Silva, Teixeira de Manaus, Cláudio Santoro, Tom Jobim, João Donato, Vinícius de Moraes, Hermeto Pascoal, George Gershwin, John Coltrane, Miles Davis, atribuindo ao projeto caráter de valorização da música popular e instrumental.

As interações das crianças com os instrumentos e a participação ativa delas no concerto, emocionou tanto os pais quanto os profissionais de educação presentes.“Durante cada apresentação, houve uma troca de experiências entre os músicos, os alunos e docentes.Tanto a intervenção musical quanto o concerto didático foram gravados e editados, gerando dois materiais audiovisuais como documentos pedagógicos importantes para difusão e o conhecimento do público, além de democratizar o acesso ao conteúdo do projeto, abrindo portas para outras iniciativas semelhantes”, afirmou o artista.

Destaque – O projeto Música nas escolas – Uma arte como ferramenta de inclusão social teve o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, via edital Thiago de Mello.

Serviço: Websérie do Projeto “Música nas Escolas: uma arte como ferramenta de inclusão social”

Estreia: 3 de setembro, às 10h, no Youtube Windsavner

Próximos episódios: 10 e 17 de setembro, às 10h, no mesmo canal

Redes sociais: YouTube: WindsAvner; Facebook: Abner Viana; Instagram: @windsavner

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