terça-feira, 14 maio, 2024
terça-feira, 14 maio, 2024

Projeto que impulsiona artistas da zona norte e leste de Manaus abre inscrições

Em

Propor o acesso às artes visuais a moradores de comunidades das zonas norte e leste de Manaus, conectar desenhistas ao mercado de trabalho, fomentar a produção artística e estimular a economia criativa. Estes são alguns dos objetivos do projeto “Autorretrato: construção de identidade”, desenvolvido pela Pedra de Fogo Produções, que vai oferecer aulas gratuitas ministradas pelos artistas visuais Eber Pirangy e Elora Dark para 24 vagas para pessoas com conhecimento básico em desenho.

A oficina tem início nos dias 16, 17, 19 de maio e possui carga horária de 6h, que serão divididas em três aulas de 2h,  a programação acontece no Centro de Convivência da Família (CDC) Teonizia Lobo, localizado no bairro Amazonino Mendes (Mutirão). Após as oficinas será realizada uma exposição com as  obras de cada participante. Para se inscrever, os interessados devem acessar o link: https://forms.gle/V6H9CcoQr9WKDTnk6.

De acordo com a produtora Isis, a atividade busca potencializar os artistas de periferia, assim como, gerar capacitação e lazer para estas áreas em vulnerabilidade social.

“O projeto será realizado na zona leste e norte de Manaus, porque queremos descentralizar o acesso à educação artística. Também temos como intuito acessibilizar o mercado das artes visuais, por meio da exposição, colaborando inclusive no portfólio de cada participante”, explicou Isis.

Cronograma

O projeto dividirá os participantes em duas classes no mesmo local e dias da semana (seg, qua e sex), para melhor desenvolver os conteúdos programáticos. As turmas diferenciam-se na faixa etária e horário, sendo a turma 1 juvenil (de 12 a 17 anos) de 14h às 16h, enquanto a turma 2 é adulto (a partir dos 18 anos) das 16h às 18h.

Exposição

O artista visual Eber Pinrangy conta ainda, que gerar motivação no processo e autoestima dos participantes também impulsionou a criação da iniciativa. “Escolhemos o tema com muito carinho como uma forma de estimular a autoestima desses artistas além de convidar a uma reflexão sobre como nos enxergamos no meio e no tempo em que estamos”, declarou o artista.

E por falar em autoestima, o projeto finaliza a sua primeira edição potencializando a habilidade de cada participante. Será produzido um evento gratuito no Centro de Convivência da Família (CDC) do bairro Cidade Nova Padre Vignolia, aberto ao público, onde serão expostas  as obras de autorretrato de cada participante das duas classes.

Durante o evento serão entregues os certificados dos desenhistas, assim como um ‘pack’ de adesivos de obras expostas.

Pedra de Fogo

A Pedra de Fogo é produtora de projetos independentes voltados aos segmentos artísticos e de formação. Desde 2019, já produziu atividades como “Bemdito sião: cultura e empoderamento na escola” e a série “Recabanos”, indicada ao Prêmio Mapyngua Nerd nas categorias melhor roteiro e colorista em sua HQ de estreia.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.