domingo, 5 maio, 2024
domingo, 5 maio, 2024

Projetos com foco em reuso e reconversão são destaque na Semana do Turismo

Em

Nesta terça-feira, 28, em evento on-line e gratuito, no segundo dia de lives promovidas pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), na plataforma Zoom, o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, falou sobre a importância da revitalização do Centro Histórico de Manaus para o turismo da capital e do Estado, tomando como base projetos em desenvolvimento na gestão do prefeito David Almeida.

“Destacamos três projetos, o ‘Nosso Centro’, ‘Nosso Distrito’ e o ‘Local Casa de Praia’, todos voltados para oferecer melhor qualidade de vida aos habitantes e principalmente ter espaços públicos multigeracionais, com enfoque turístico. São projetos com arquitetura e conceito de requalificação e reconversão, como é o caso do Mirante da Ilha, que se tornará a primeira grande área vertical de lazer e turismo da capital”, explicou Pedro Paulo.

O mirante terá atrativos gastronômicos, culturais, de arte, exposições, negócios e da própria paisagem, de frente para o rio Negro.

“Vamos ter o teleférico, integrado, e mais uma marina. Hoje, no local, existe um atracadouro precário e a futura marina servirá para os serviços públicos de saúde, transporte e educação, como também para o setor privado”, completou o diretor.

Outro projeto destacado durante a apresentação na live foi o “Nosso Distrito”, em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), propondo reestruturação e requalificação de espaços públicos, além da implantação de novos modelos e formatos de mobiliários, integrando o calçadão e o ambiente. Um playground temático, uma arena de robótica e o Museu da Indústria são grandes atrações para a região, que ainda tem apelo para o turista.

“O Museu da Indústria será um grande marco, logo no início do Distrito Industrial, resgatando a história, passado, presente e futuro do projeto Zona Franca. A modelagem proposta ainda incluirá salas de exposições de novos produtos e tecnologias, e salas de reuniões e encontros”, falou o arquiteto.

E por último, o palestrante falou sobre o projeto “Local Casa de Praia”, área abandonada há décadas na Ponta Negra, alvo de projeto de reconversão de usos, passando a ter diversas atividades de negócios, gastronomia, empreendedorismo, lazer, cultura, artesanato, shows e exposições.

Em comum, todos os espaços são pautados pelo conceito da biofilia, de ter a natureza e o ambiente natural o mais próximo possível, ampliando a qualidade de vida, a criatividade, e atendendo melhor ao turista e ao residente.

“Quando o turista vem até a cidade, vem para conhecer o que tem de mais belo. Temos a paisagem natural e a paisagem construída, principalmente no Centro Histórico de Manaus. É isso que a gestão está trabalhando para resgatar, remodelar e mostrar mais”.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.