quarta-feira, 17 abril, 2024
quarta-feira, 17 abril, 2024

Ranking Folha: curso de Direito da UEA é o melhor do Amazonas

Em

O curso de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi o mais bem avaliado entre as instituições de ensino do Amazonas listadas no Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira (13/11). No ranking nacional, o curso está na 59ª posição.

Dentre as universidades, a UEA aparece entre as 100 melhores instituições do Brasil, na 90ª colocação. O resultado marca um avanço significativo desde o último ranking, lançado em 2019, em que a universidade aparecia no 104º lugar.

Segundo o reitor da UEA, André Zogahib, o destaque para o curso de Direito reflete os esforços do trabalho integrado realizado no âmbito da universidade com o objetivo de promover educação de qualidade na região Norte.

“Realizamos um trabalho intenso junto às unidades acadêmicas para fortalecer as ações de ensino dos cursos de graduação e pós-graduação. Essa é uma conquista que, sem dúvidas, simboliza um avanço significativo para a nossa comunidade acadêmica”, disse.

Ele explica, ainda, que o melhor desempenho da universidade em relação à última avaliação resume as ações da gestão superior realizadas em todas as áreas da universidade. “Ficamos felizes com esse salto positivo no ranking e seguimos com o objetivo de avançar ainda mais”, explicou.

O coordenador do curso de Direito da universidade, Ricardo de Albuquerque, explica que o resultado foi possível graças ao investimento da universidade no tripé de ensino, pesquisa e extensão.

“Temos trabalhado muito para que os alunos produzam e, além disso, nossa prática jurídica tem formado excelentes profissionais. É um curso que não somente ensina, mas incentiva a pesquisa e faz extensão com a comunidade e isso é muito importante”, comentou.

O diretor da Escola de Direito da UEA, Alcian Pereira, afirma que o resultado é extremamente positivo, por tratar-se de um cenário com mais de 1.000 cursos de Direito existentes no Brasil. “Reflete os avanços institucionais na qualificação docente e fortalecimento da pesquisa, considerando reflexos nacionais e internacionais, nas ações e projetos de inovação”, disse o diretor.

Sobre o Ranking

Em sua nona edição, o ranking traz uma avaliação inédita de todas as 203 universidades ativas (públicas e privadas) e dos mais de 18 mil cursos presenciais oferecidos nas 40 carreiras de maior demanda do país. Desde 2012, a iniciativa classifica as melhores universidades e cursos. As instituições são avaliadas a partir de cinco indicadores: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização. 

As análises são desenvolvidas por uma equipe da Folha, a partir da coleta de dados em bases de patentes brasileiras, de periódicos científicos, do Ministério da Educação (MEC) e em pesquisas nacionais de opinião promovidas pelo Datafolha.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.