quinta-feira, 7 dezembro, 2023
quinta-feira, 7 dezembro, 2023

Rede estadual de saúde registra aumento nos atendimentos de causas não Covid

em

O secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Marcellus Campêlo, ressaltou, nesta sexta-feira (16/04), que a atual pressão por novas internações na rede estadual de saúde é de pacientes de causas externas. Em razão do aumento de atendimentos não Covid, a SES-AM reorganizou a rede hospitalar com a conversão de leitos exclusivos de Covid-19.

“O que tem pressionado a rede são as causas externas. Temos os Hospitais e Prontos-Socorros (HPSs) João Lúcio, Platão Araújo e 28 de Agosto muito pressionados, principalmente com acidentes de trânsito e traumas de ortopedia. A nossa rede está preparada, e peço a colaboração da sociedade no sentido de ter cuidado no trânsito”, declarou o secretário, durante live transmitida nas redes sociais do Governo do Amazonas sobre medidas de enfrentamento à Covid-19 no Amazonas.

As unidades da rede estadual de saúde já atendem, em sua maior parte, pacientes com traumatismo, lesões ou quaisquer outros agravos à saúde relacionados à violência ou outra causa como acidentes de trânsito, agressões, ferimentos por arma de fogo e por arma branca e quedas.

Segundo o secretário, a reestruturação da rede está sendo feita de forma gradual, com a conversão dos leitos, clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) conforme as necessidades dos atendimentos nas portas de entrada. Marcellus Campêlo assegurou que a estrutura montada para o enfrentamento à Covid-19 no Estado não será desativada e está organizada para possibilidade de uma nova subida de casos.

Diante deste cenário, o secretário anunciou a ampliação do Programa Gira Leitos de cirurgias ortopédicas noturnas para que a taxa de ocupação dos HPSs de Manaus esteja dentro da capacidade ideal, reduzindo a superlotação e agilizando os atendimentos.

“Vamos ter que fazer o Gira Leito para atender, inclusive nas madrugadas, cirurgias de ortopedia, para liberar leitos nestas unidades, e usando hospitais de referências em cirurgias eletivas, como Fundação Hospital Adriano Jorge, para o giro de leitos na rede”, afirmou Campêlo.

De acordo com o secretário, a rede apresenta baixa ocupação nos leitos clínicos Covid, corresponde a 37%, e 75% em média dos chamados registrados no Sistema de Transferência de Emergência Regulada (Sister) da SES-AM são de causas não Covid, principalmente do interior do estado.

“Nós temos uma configuração da rede voltando à normalidade. Em torno de 100 chamados por dia no sistema de regulação. Por exemplo, na quinta-feira, às 22h, tínhamos 112 chamados, sendo 31 Covid e 81 não Covid”,  citou Marcellus Campêlo.

O secretário informou que a SES-AM trabalha na revisão do plano de contingência que será apresentado aos órgãos de controle e à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Monitoramento

O secretário enfatizou, na live, que o Núcleo de Modernização da Infraestrutura da Saúde (Infrasaúde) monitora, diariamente, o consumo e o abastecimento de oxigênio nas unidades de saúde da rede estadual. O consumo atual de O2 medicinal no estado é em torno de 18 mil metros cúbicos, abaixo do registrado antes do  recrudescimento da pandemia de Covid-19, no início de 2021.

O Amazonas dispõe de 38 usinas de geração independente de oxigênio em funcionamento nas unidades de saúde da rede pública e privada, abrangendo 21 municípios do estado, cuja capacidade de produção diária é de 16.344 metros cúbicos.

“Temos uma usina aguardando instalação e mais duas em trânsito. Mais seis usinas, que estão adquiridas pelo Estado, serão instaladas no interior do Amazonas para assegurar a autossuficiência na geração de oxigênio”, finalizou o secretário.

Redação W&G
Redação W&Ghttp://portalwg.com.br
A W&G Produções é um pool de comunicação que produz conteúdo editorial exclusivo online, além de eventos especiais para públicos selecionados.
Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.