quinta-feira, 20 junho, 2024
quinta-feira, 20 junho, 2024

Rede municipal de saúde retoma atendimento psicológico presencial

Em

A partir desta segunda-feira, 5/4, o atendimento psicológico oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) voltará a ser presencial nas unidades que disponibilizam o serviço. O retorno a essa modalidade considerou a tendência de queda nos números de contaminação pelo coronavírus, causador da Covid-19.

Desde o dia 21 de janeiro deste ano, pessoas que apresentassem desconforto ou sofrimento emocional em razão da pandemia, podiam recorrer ao serviço de apoio psicológico on-line, oferecido pela prefeitura. Nesse período, foram realizados 955 atendimentos, sendo 580 de forma remota e 375 presenciais.

“Nossas equipes fazem o monitoramento dos atendimentos e vêm observando queda nos casos de síndromes gripais e Covid-19. Tanto que as 22 unidades que faziam o atendimento exclusivo a casos suspeitos dessas doenças já estão recebendo as demandas da rotina da rede municipal de saúde. Com isso, o prefeito David Almeida orientou que também o apoio psicológico voltasse a ser feito presencialmente, nas sete unidades que dispõem desse serviço, além dos Centros de Atenção Psicossocial, cujos atendimentos não foram interrompidos. E, claro, seguindo os protocolos de segurança, com uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social”, explicou a secretária interina de Saúde, Aline Rosa Martins.

Com o retorno presencial, os atendimentos on-line, que eram realizados por meio de mensagens pelo aplicativo WhatsApp, deixarão de acontecer.

Em 2020, a média de atendimento mensal dos psicólogos das policlínicas da Semsa foi de 150 atendimentos, em razão das medidas de restrição de circulação em virtude do cenário pandêmico naquele ano.

Unidades da Semsa que oferecem atendimento psicológico:

  • Policlínica Dr. José Antônio da Silva: Rua Aroeira, 55 – Monte das Oliveiras
  • Policlínica Ana Barreto: Avenida Grande Circular, 1.665 – Monte Sião
  • Clínica da Família Antônio Reis: Rua São Lázaro, s/nº – São Lázaro
  • Policlínica Castelo Branco: Rua do Comércio, 42 – Parque Dez
  • Policlínica Comte Telles: Rua J, Etapa B, s/nº – São José 2
  • Policlínica Franco de Sá: Avenida V, s/nº – Nova Esperança 1
  • Policlínica Djalma Batista: Rua 23 de Dezembro, s/nº – Compensa 2
Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.