sexta-feira, 29 março, 2024
sexta-feira, 29 março, 2024

Reitora da Universidade Nilton Lins fala sobre programa inédito de bolsas

Em

Com 23 anos de atuação destacada em diversos setores da sociedade amazonense, a Fundação Nilton Lins lançou mais recentemente um programa inédito de 10 mil bolsas universitárias com descontos de 50%, 70% e 100% nas mensalidades de cursos de graduação e tecnológicos de sua universidade.

À frente desta nova empreitada está a reitora Giselle Lins. Na entrevista a seguir, a empresária conta em detalhes como surgiu a ideia para este projeto, que visa promover uma mudança no perfil dos futuros profissionais formados e, ao mesmo tempo, ampliar o debate e o desenvolvimento de novas alternativas econômicas para o Estado e para a região. Confira:

Como surgiu a ideia para esse programa inovador?

Pensamos que poderíamos gerar mais oportunidades. Podemos descobrir novos talentos se provocarmos o interesse que às vezes está só adormecido. A Missão da Fundação e da Universidade são convergentes em pontos significativos e buscam assegurar trilhas de conhecimentos que habilitem novos profissionais ao que exige o mundo corporativo e todas as novas nuances da formação de renda.

Oferecer bolsas a um conjunto de novos alunos que instigados a conhecer desde as primeiras aulas a relevância da Pesquisa Científica e os Programas de Extensão que levam a Universidade para fora de seus muros, nos permitirá em dois, quatro ou cinco anos, consolidar práticas de empreendedorismo, desenvolvimento sustentável e a cultura do bem-estar.

De que forma acontecerá a interação entre os bolsistas e os parceiros da fundação?

 A Fundação, através de seus inúmeros parceiros, terá cenários reais de prática sendo oferecidos aos alunos, desde o primeiro semestre, e estes enquanto acompanham a formação dos discentes, poderão observar, acompanhar e instigar o desenvolvimento de novos processos e até mesmo produtos. 

A Universidade Nilton Lins, através do seu Núcleo de Inovações, programas de iniciação científica, laboratório da felicidade dentre outros, provocará nos bolsistas, o estudo de processos existentes, nas corporações parceiras, de modo a propor novas tecnologias, novos processos produtivos e assim, melhorar resultados.

Qual o principal objetivo do programa?

O objetivo maior do programa é fomentar um aluno questionador, propositor de novas ideias e mais bem preparado também enquanto cidadão, para os novos desafios que se apresentam. Não se torna possível mensuração de ganhos, mas é possível entender que um conjunto de pessoas mais focadas em ciência, processos inovadores, relações com meio ambiente e mais críticas, contribuirão decisivamente para um futuro mais criativo e promissor.

Por fim, como você avalia esses 23 anos de atuação da fundação?

A Fundação Nilton Lins foi criada, inicialmente, para fazer difundir programas de inclusão que permitissem acesso à escolaridade formal e por consequência fizesse crescer a geração de renda.  Nos primeiros anos também participou ativamente na formação de um grupo de pesquisadores que, com expertise, apresentou propostas inovadoras para algumas organizações instaladas no Polo Industrial. Sempre trabalhou discretamente auxiliando projetos de extensão sempre voltados para melhoria de vida das comunidades carentes. Nos próximos anos, com parcerias nacionais e internacionais, pretendemos contribuir com a difusão da Amazônia e suas potencialidades.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.