domingo, 19 maio, 2024
domingo, 19 maio, 2024

Sexo durante a menstruação: mitos e verdades

Em

Hoje, dia 06 é celebrado o Dia do Sexo. A data, não oficial, foi criada após uma campanha publicitária de preservativos, integrando no imaginário dos brasileiros e fazendo uma alusão a posição sexual 6/9 (meia-nove), onde o casal consegue realizar sexo oral simultaneamente um no outro. O dia também traz à tona o assunto, ainda cercado de tabus, como o prazer durante o período menstrual.

Em algumas culturas e religiões, atividades sexuais durante o período menstrual é considerado impuro. Desmistificar e ressignificar a menstruação são tarefas diárias que estão inseridas no dia a dia de quem menstrua. “Posso transar menstruada? Posso engravidar se transar menstruada? Como evitar a sujeira durante o sexo? Essas são algumas das buscas mais procuradas no Google quando o assunto é prazer e menstruação. Desde a infância o ciclo foi tratado como algo sujo, desconfortável e sigiloso. Felizmente, muitos dos temas, que antes geravam constrangimento, vêm sendo discutidos com mais naturalidade”, conta a sexóloga Luciane Angelo.

De acordo com médicos ginecologistas, não há nenhum risco ou problema que proíba a relação sexual durante a menstruação. Muito pelo contrário, especialistas afirmam que o sexo pode liberar ações analgésicas sobre as dores provenientes desse período — as famosas cólicas –, além de elevar o humor e aumentar o bem-estar após o orgasmo.

Maior libido durante a menstruação, fortalecimento das conexões e melhora das cólicas são alguns dos benefícios da prática. Pensando nisso, a Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes da América Latina e a Lubs, pioneira no mercado de sexual-care no Brasil, se uniram para tirar dúvidas e quebrar todos os tabus relacionados ao tema, provando que praticar sexo durante o período menstrual pode ser muito prazeroso.

PODE TRANSAR MENSTRUADA?

O sangramento não atrapalha a relação sexual, porém, algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis. Então, a pergunta que deve ser feita neste momento é: você se sente à vontade? Se estiver com desejo, vá em frente! O diálogo é uma excelente forma de falar sobre o assunto.

O RISCO DE CONTRAIR ISTs AUMENTA DURANTE O PERÍODO?

É possível contrair Infecções Sexualmente Transmissíveis ao transar, sem preservativos, inclusive durante o período menstrual. Isso acontece porque o sangue é uma via de contágio que potencializa o compartilhamento de infecções e possíveis doenças. Utilizar camisinhas é essencial em todos os momentos!

É POSSÍVEL ENGRAVIDAR DURANTE A MENSTRUAÇÃO?

Quando o assunto é sexo e menstruação, há uma dúvida esmagadora: transar menstruada engravida? A probabilidade é baixíssima, já que o endométrio — tecido que reveste internamente o útero — está passando por uma etapa de descamação. Portanto, não configura uma condição favorável para a gestação, mas pode acontecer. Consulte seu médico ginecologista e encontre os melhores métodos para prevenir uma possível gravidez.

O SEXO PODE INTERFERIR NO PERÍODO MENSTRUAL?

Praticar sexo pode reduzir o período menstrual. Isso acontece, pois o ato provoca contrações musculares, estimulando o sangue que está no útero a sair mais rápido.

SEXO É SÓ PENETRAÇÃO?

O prazer também pode ser sentido através do estímulo nas zonas erógenas. Ao associar o prazer unicamente à penetração, perde-se a chance de conhecer, estimular e satisfazer o próprio corpo – e também o do parceiro. Se tocar e entender os pontos e formas que proporcionam a excitação é importantíssimo.

Cada casal encontra a melhor maneira de dar e sentir prazer durante o período menstrual. Alguns preferem o chuveiro, outros colocam uma toalha sobre a cama. Independente das escolhas, o mais importante do sexo durante a menstruação é escutar as suas vontades e conversar com a pessoa que está ao seu lado. Unindo esses dois pontos, o prazer está garantido.

“O sangue menstrual foi associado historicamente à impureza e à vergonha. Ainda existem muitos mitos relacionados ao prazer. Autoconhecimento e confiança na pessoa com que está se relacionando é fundamental para sentir-se livre e confortável durante a prática”, explica Maria Eduarda Camargo. Chiara Luzzati, finaliza dizendo que “promover um diálogo aberto e constante sobre o assunto é sempre o primeiro passo. Hoje, temos diversas opções no mercado que auxiliam o prazer. Abuse de vibradores, lubrificantes e jogos sexuais”.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.